Cases de produtoras são apresentados a partir do ponto de vista técnico e artístico

Projetos audiovisuais da universidade e do mercado já usam com sucesso a tecnologia 4K

Na manhã da quarta-feira (26), o painel com moderação Paulo Kadouka, vice-diretor de produção de conteúdo da SET, apresentou cases de produtoras que utilizaram a tecnologia 4K em produções artísticas, de televisão e cinema, além da aplicação em outras plataformas. Os palestrantes presentes foram Almir Almas (ECA/USP e SET); Danilo Barauna, mestrando pela ECA/USP; Tony Viegas, coordenador da unidade RJ da O2 Pós; Paulo Barcellos, diretor geral da O2 e criador da White Gorilla e Nelson Faria Junior, sócio diretor do Pet Channel e Diretor da SET.

Almir Almas deu início às apresentações com a exibição da gravação de um espetáculo com projeções em 4K. O professor explicou que a obra pode ser classificada como “live image ou cinema expandido, com corpo 4K”. Ele seguiu sua apresentação abordando os pontos técnicos e tecnológicos envolvidos na produção, como os dados, bandas, equipamentos – dentre eles, a câmera JVC 4K (GY HMQ10) e o projetor Sony 4K e o fluxograma. “O trabalho envolveu arte e tecnologia. Ou seja, não envolveu apenas o artista, mas todos os suportes tecnológicos necessários”, afirmou.

Acompanhando Almas, o mestrando Danilo Barauna apresentou aspectos envolvidos na produção.  “Neste trabalho, houve a relação entre a estética e a técnica, e a exploração entre o real e o virtual”, explicou. Por fim, Almas retornou ao painel para mostrar as conclusões do projeto: “Há a possibilidade do cinema e do 4K ao vivo”.

Tony Viegas, que já atuou na produção de mais de 40 longas metragens, trouxe ao painel o case da série Magnifica 70, da HBO Brasil, totalmente gravada em 4K. O diretor apresentou as questões envolvidas antes da produção que serviram para entender o workflow em 4K. Para Viegas, as partes do workflow que requerem mais atenção são “ingest, geração dos dailies e back-up.” Ele também trouxe os números envolvidos no case, como o tempo de ingest e entrega de conteúdo envolvido – que mostrou melhor resultado via LTO.

Paulo Barcellos deu continuidade às exposições contando o histórico e os serviços da White Gorilla, um laboratório de revelação de imagens digital, fundado com o objetivo de eliminar os problemas envolvidos na produção audiovisual em 4K. Ele apresentou o equipamento portátil “Snowflake”, desenvolvido para reduzir as etapas de conversão de 4K (verificação das mídias, correção de cor off-line, backup em LOT, conversão de formatos e geração de dailies).

Barcellos ainda falou sobre as outras empresas que trabalha: a O2 e a O2 Pós, apresentando estudos de casos de produções como As Brasileiras, Felizes para Sempre, Os Experientes, Que Monstro te Mordeu? e vídeos de publicidade.

 

Nelson Faria Jr. (Pet Channel/SET)

Faria explicou que optou por produção em 4K após fazer uma visita ao Japão e levar em conta que “nos próximos anos, 74% dos brasileiros possivelmente adotarão o 4K. Este é um processo evolutivo muito rápido e a intenção [do Pet Channel] é acompanhar essa evolução”. Faria também mostrou a programação, as intenções e objetivos do canal que surgiu em março deste ano, mas já tem o potencial de cobrir até 1 bilhão de pessoas, através da internet.O sócio diretor do Pet Channel (primeiro canal 4K da América Latina), Nelson Faria Júnior, explicou os motivos por trás de seu canal online, o “único canal do mundo que só fala sobre PETs”.

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015

A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Julia Gonçalves e Fernando Moura, em São Paulo