• PT
  • EN
  • ES

A adaptação do vídeo para diferentes plataformas

Representantes do mercado explicam a importância de adaptação de conteúdo áudio visual para atender ao consumidor mediante a entrega de conteúdo online em IP

A palestra, “Entrega de conteúdo online ao consumidor”, moderadora por David Britto (TOTVS) teve como palestrantes a Rafael Pereira (Globo.com), Shay David (Kaltura), Rodrigo Cascão (EiTV), e Guido Lemos (UFPB).

Guido Lemos iniciou as palestras explicando as pesquisas em vídeo digital, os problemas enfrentados, as soluções propostas e testadas pela instituto de pesquisa que dirige na Paraíba. Ele mostrou como as pesquisas têm avançado no campo da acessibilidade, e expôs os desafios do 4K. Por fim, relatou os objetivos de médio e longo prazo das pesquisas em vídeo e áudio.

Depois foi a vez de Shay David. Sua exposição abordou os “Trends in online vídeo”, ressaltando o quanto o vídeo está presente na vida das pessoas. Mostrou um panorama mundial de como as pessoas têm consumido esse recurso (por TVs, tablets, notbooks, smartphones). Ele explicou ainda o funcionamento e as funcionalidades do HTML5, HBBTV e WebRTC, e terminou afirmando que a mídia têm a oportunidade de se redefinir e liderar o caminho da futura conexão, porque “é necessário entender as mudanças e mudar junto com elas”.

Rodrigo Cascão desenvolveu sua alocução trabalhando tecnologias de distribuição de vídeo na nuvem para múltiplos dispositivos. Explicou as diferenças entre redes gerenciadas e não gerenciadas e deu ênfase ao streaming adaptativo via HTTP. Encerrou expondo os principais mercados para os serviços OTT.

Por último, Rafael Pereira abordou o futuro da entrega de vídeo na Internet. Destacou a cobertura de eventos ao vivo e as novidades do Globo.com, além de explicar o que é o TV Enhanced e o conceito de multidevice; relatou ainda os desafios para essas novidades tecnológicas funcionarem com fluidez. Relembrou também os desafios relacionados ao 4k, tópico bastante abordado pelos outros palestrantes.

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015

A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Jéssica Dourado, Francisco Machado Filho e Fernando Moura, em São Paulo