SET EXPO 2017: SET avança com o Projeto UHD-Brasil

Liliana Nakonechnyj (SET)/Foto: Fernando Moura

A tradicional cerimônia de abertura do SET EXPO 2017 mostrou mais uma vez a importância da indústria audiovisual brasileira e reforçou o papel da SET na difusão das tendências tecnológicas ao mercado brasileiro e mundial. A presidente da SET Liliana Nakonechnyj destacou o sucesso do desligamento analógico em São Paulo e reforçou a influência da entidade no processo que se iniciou em 2007.

Liliana ressaltou que o desligamento encerra uma fase de cinco décadas de um modelo de TV aberta e abre uma série de interrogações sobre o futuro desse modelo, em um contexto de revolução digital e de mudanças nas formas de consumir conteúdos audiovisuais. “O tráfico de vídeo pela internet transformou os espectadores em produtores que se movimentam em um ambiente 100 % digital” dentro “de mundo globalizado” porque “o que interessa é que esteja na tela com total convergência de mídias”.

Fábio Coelho (Google)/Foto: Fernando Moura

Em um keynote interessantíssimo, o presidente do Google Brasil Fábio Coelho lembrou que, em um mercado em transformação, os players precisam se adaptar para se “manter relevantes, porque o consumidor mudou”, por isso continuamos buscando a “relevância. De 2014 para cá, o Google é outra empresa, sempre em busca de todos os ajustes possíveis para nos adequarmos à realidade. Não podemos correr o risco de nos tornarmos irrelevantes, e com isso, correr o risco de desaparecer”.
Por Fernando Moura e Gabriel Cortez, em São Paulo