SET SUL 2015: Vídeo por Ethernet

Alfredo Cabrera (AXON)

Alfredo Cabrera (AXON)

Alfredo Cabrera (AXON) trouxe ao SET SUL as tendências da indústria sobre distribuição de vídeo na emissoras e as mudanças que estão acontecendo, incluindo a tecnologia AVB de transporte de vídeo.

Cabrera disse aos presentes que desde que a tecnologia de transmissão existe, a infraestrutura  tem sido baseada em interconexão e interfaces específicas da indústria. Agora, finalmente, isso está chegando ao fim porque as redes Ethernet se tornaram rápidas o suficiente com as extensões adicionadas dadas pelo grupo IEEE Audio Video Bridging (AVB), confiáveis e determinísticas o suficiente para servir como a próxima infraestrutura de geração de infraestruturas de transmissão (ao vivo).

A ideia do executivo da Axon foi mostrar como criar estruturas AVB e com isso como trafegar vídeo no sistema desde diferentes pontos de criação, captação e ingesta. Para isso, explicou a configuração do AVB Protocol com seu sistema de control, connection management, configuração e tipo de transmissão “introduzindo um novo formato, porque além de vídeo encapsulado pode enviar áudio e vídeo separados mas com a capacidade de sincronização na hora de receber os conteúdos através do IEEE 1722 RAW Vídeo Format”, e ainda “ pelo formato RAW só se envia pela rede em diferentes formatos “estando preparado para enviar vídeo até 65K”, e não é um erro, é mesmo “65K”.

Ele disse que já é possível  transportar com AVB Ethernet até “100 Gbps Ethernet AVB em switchers” com implantações feitas, por exemplo, na sede central da ESPN em Bristol no Reino Unido onde “tudo o tráfego é feito em AVB”. Ainda explicou as diferenças entre a tecnologia AVB e o protocolo 2022 e porque o sistema AVB é “um sistema com design e operação mais rápidos e mais baratos”.

O SET SUL 2015, Seminário de Tecnologia de broadcast e novas mídias Gerenciamento, produção, transmissão e distribuição de conteúdo eletrônico multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, entre outros.

O seminário se realiza nos dias 12 e 13 de Maio de 2015 em Curitiba, Paraná, das 9:00 às 19:00H na Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba – Paraná, e conta com a parceria Institucional: RPC TV/Universidade Positivo.

Confirma a programação completa em:

https://www.set.org.br/eventos_regionais_sul.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Curitiba