SET SUL 2015: Rodrigo Zerbone do GIRED: Precisamos apagar Rio Verde para apreender do processo

Rodrigo Zerbone (GIRED)

Rodrigo Zerbone (GIRED)

O primeiro painel do SET SUL foi moderado por Tereza Mondino (SET) e trouxe a Curitiba um tema candente, “O desligamento da TV Analógica – 2015/2018”. A mesa que funcionou como um Talk Show, tratou o processo de desligamento da TV analógica e da desocupação da faixa de 700 MHz, discutindo implicações, principais dificuldades, cronogramas e atividades envolvidas.

O primeiro a falar foi o presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED) da Anatel, Rodrigo Zerbone que começou a sua palestra explicando o que aconteceria se hipoteticamente o processo de apagão analógico não fosse bem conduzido,

“Vivemos em um país grande, com grandes particularidades regionais, e um país grande que quer ver pela TV aberta sua programação” e nesse sentido, “imagine agora que o desligamento começa e a população não teve a informação adequada por isso muitas ficam sem TV. Ainda imaginem que antes do desligamento as famílias pobres receberam um set-top boxes etc.”, isso foi “o que aconteceu na cidade de Tijuana, no México. O problema gerou uma reorganização do processo de desligamento nesse país.

Ele disse que o que o governo quer “é apresentar o que estamos fazendo para que isso não aconteça e fazer algo parecido ao feito no Japão para que tudo avance normalmente e a transição seja feita de forma clara e normal” porque “queremos fazer diferente que o que já foi feito em outros países e desligar de uma forma pacifica”.

Zerbone explicou aos presentes o funcionamento do GIRED e a sua função no processo de desligamento analógico, assim, “o GIRED conta com o assessoramento de três grupos técnicos de apoio – GT de Recepção (GT-Rx), GT de Remanejamento (GT-Rm) e GT de Comunicação (GT-Com). Os GT são coordenados por membros da Anatel e contam com a participação do MC e de profissionais e colaboradores indicados pelas proponentes vencedoras e pelos radiodifusores”, disse

Assim, explicou Zerbone, o Grupo Técnico de Remanejamento (GT-Rm) realizará o planejamento da redistribuição de canais de TV e RTV e o cronograma de digitalização aos critérios para especificação de equipamentos e infraestrutura para os canais redistribuídos, para a comprovação de entrada em operação e realização de investimentos a serem ressarcidos e o tratamento a ser dado aos equipamentos recolhidos à avaliação da viabilidade técnica para a antecipação do início da operação do 4G LTE na Subfaixa de 700 MHz.

O diretor do GIRED disse ainda que compete ao Grupo Técnico de Comunicação (GT-Com) assessorar o GIRED na disponibilização, pela EAD, de página na internet e campanha publicitária de divulgação do processo; à obrigação de disponibilização, pela EAD, de central de atendimento telefônico e pela internet para dirimir dúvidas sobre o remanejamento, o desligamento analógico e a mitigação de eventuais interferências prejudiciais; à elaboração de símbolo da televisão analógica e o padrão de contagem regressiva que alerta para o desligamento; à validação do atingimento da condição para o desligamento.

“Os setores do GIRED adquiriram no primeiro ano uma importante maturidade, por isso estamos em uma fase de estruturação do processo. A próxima será a implementação do processo, mas já está funcionando a página na internet e o call center da EAD e já decidimos como será testada a pesquisa e a validação do atingimento da condição de desligamento do sinal analógico”, afirmou.

Grandes decisões do GIRED

Rodrigo Zerbone afirmou que já foi escolhida a “especificação técnica dos filtros de 700 MHz para a mitigação de interferência de recepção; a especificação técnica das Antenas de Recepção da televisão digital terrestre: antena interna VHF Alto + UHF; antena externa VHF Alto + UHF; antena externa UHF” e que os próximos desafios passam por “especificação técnica do Conversor de Televisão Digital Terrestre, a ser distribuído aos beneficiários do Programa Bolsa Família do Governo Federal (15/maio – R. E.).”

Ainda, afirmou que se esta decidindo quais serão as “orientações para a metodologia de pesquisa e o procedimento interno de validação dos resultados (29/maio). Orientações para a distribuição dos kits de Conversor de TV Digital e Antena, para 2016 (29/maio). Avaliação da viabilidade de realização de transmissões experimentais de convivência em Rio Verde (29/maio) entre 4G/LTE e a TV Digital”.

Fazendo um balanço, o executivo da Anatel disse que “precisamos desligar Rio Verde e com isso apreender. Se der certo, com o desligamento de esta cidade, daremos mais confiança ao processo. Rio Verde será o piloto, com este processo apreenderemos, haverá coisas iguais, outras não nas demais cidades e com isso antecipar os problemas e assim viabilizar o processo” comentou.
SET Sul 2015Para ele é fundamental o “planejamento e apreender dos erros dos outros países e avançar com um desligamento realizado com um cronograma seguido a risca. Para isso trabalhamos para agregar conhecimento e ter um processo bem-sucedido. Outro grande divisor será a comunicação, ela é fundamental para que todo a população continue a receber a TV aberta de boa qualidade. Todo isso é um processo que deve ser construído em conjunto entre o setor público e privado que permita ter melhor serviço para a população brasileira que seja uma grande referência internacional”.

O SET SUL 2015, Seminário de Tecnologia de broadcast e novas mídias Gerenciamento, produção, transmissão e distribuição de conteúdo eletrônico multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, entre outros

O seminário se realiza nos dias 12 e 13 de Maio de 2015 em Curitiba, Paraná, das 9:00 às 19:00H na Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba – Paraná, e conta com a parceria Institucional: RPC TV/Universidade Positivo.

Confirma a programação completa em:

https://www.set.org.br/eventos_regionais_sul.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Curitiba