SET Sul 2015: “O admirável mundo de produção 4K”

SET Sul 2015

Fabrizio Reis (Canon)

Dominando a manhã do segundo dia, a produção 4K marca a tendência do mundo e por isso, o SET SUL trabalhou e debateu o tema com uma precisão, quase de imersão.

Fabrizio Reis (Canon) começou a sua palestra com a seguinte frase: “Hoje falaremos do admirável mundo de produção 4K” porque cada vez mais “a produção 4K caminha no sentido de ser mais volumosa, sabendo que em termos de drama e seriados no Brasil e praticamente tudo produzido em 4K no Brasil”, nesse ponto, o que resta saber é como “se entrega esse conteúdo em 4K”.

Assim, o executivo da Canon Brasil trabalhou de forma muito didáctica o conceito de captação 4K, e mostrou como a produção de conteúdo com esta qualidade cresce no Brasil, desenvolvendo e tentando responder as seguintes perguntas: Qual a tecnologia 4K? Quais as peculiaridades da produção nesse formato? Produção Cinema e Televisão. Câmeras, Lentes, Captação e Fotografia.

Ele disse que o 4K navega entre dois mundos com “equipamentos do cinema devido as distâncias focais que se utilizam em dramaturgia se utilizam em seriados de televisão” que “fazem que muitas séries tenham uma espécie de look cinema”.
SET Sul 2015Mostrando um conhecimento profundo de lentes e as suas funcionalidades, Reis disse que a “indústria criou uma linha de lentes cine-servo para poder brindar as câmeras a possibilidade de trabalho de uma forma similar ao que se fazia para câmeras ENG”. Para o executivo é fundamental entender as diferenças entre os sensores 35MM e 2/3 e quais as utilidades que estas podem ter no trabalho diário de dia a dia das emissoras que precisam “diferencias claramente o trabalho de produção ao vivo e de notícias e o de dramaturgia”.

Outro dos temas tratados, depois de ser consultado pela Revista da SET foi como trabalhar com sensores de grande porte com 35mm pensando em produções ao vivo, mas “que quando se fala de live, o sensor Super 35mm não serve, tem muitos problemas de foco. Penso que este tipo de sensor não se aplica a este tipo de sensores, pelo que a indústria trabalha em câmeras com entrada de lentes 2/3, com qualidade 4K”.

O SET SUL 2015, Seminário de Tecnologia de broadcast e novas mídias Gerenciamento, produção, transmissão e distribuição de conteúdo eletrônico multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, entre outros.

O seminário se realiza nos dias 12 e 13 de Maio de 2015 em Curitiba, Paraná, das 9:00 às 19:00H na Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba – Paraná, e conta com a parceria Institucional: RPC TV/Universidade Positivo.

Confirma a programação completa em:

https://www.set.org.br/eventos_regionais_sul.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Curitiba