SET SUL 2015: Automatização do controle mestre

Sidnei Britto (Harmonic/SDB)

Sidnei Britto (Harmonic/SDB)

Sidnei Britto (HARMONIC/ SDB) começou a sua palestra lembrando uma palestra apresentada por ele 5 anos atrás dizendo que hoje os “equipamentos tendem a incorporar-se a equipamentos integrados que nem sempre devem estar dentro da emissora, senão no cloud”. Há alguns “anos vendíamos equipamentos separados para diferentes operações, hoje a maioria dos equipamentos tendem a trabalhar dentro de plataformas baseadas em IP”.

A palestra “iMCR, Integrated Master Control Room” trouxe a Curitiba mais que um produto, um conceito. Britto disse que na atualidade utilizamos estruturas IP para “comunicar-me é o IP que viabiliza a minha atividade diária. O IP faz parte da nossa vida”. Ele disse que “o iMCR é a próxima fase na evolução do Controle Mestre para um ambiente mais simplificado, com menos equipamentos e totalmente integrado e automatizado, utilizando o conceito de “Channel in a Box – CIAB”.

Assim a implementação de um iMCR envolve uma abordagem mais holística na eficiência do workflow, na flexibilidade operacional e na viabilização de novas oportunidades de receitas para a Emissora. “Com a adoção do iMCR as emissoras podem obter vantagens com a redução de CAPEX e OPEX em suas operações”.

Britto explicou que o “Controle mestre é o último estágio do sinal de televisão antes de ir para o ar” afirmando que esse “controle aconteceu no interior da emissora passando de um trabalho totalmente mecânico” até um trabalho de automação na atualidade onde “trabalhamos com um sistema integrado que traz a diminuição de custos para a emissora”.

Ainda disse que com este tipo de solução se gera simplicidade com flexibilidade, há uma maior eficiência e se baixam os custos porque “a uma redução de custo de infraestrutura de operação”.

O SET SUL 2015, Seminário de Tecnologia de broadcast e novas mídias Gerenciamento, produção, transmissão e distribuição de conteúdo eletrônico multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, entre outros.

O seminário se realiza nos dias 12 e 13 de Maio de 2015 em Curitiba, Paraná, das 9:00 às 19:00H na Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba – Paraná, e conta com a parceria Institucional: RPC TV/Universidade Positivo.

Confirma a programação completa em:

https://www.set.org.br/eventos_regionais_sul.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Curitiba

Post Tags: