Fernando Bittencourt: A TV aberta ficará condenada às novas tecnologias

Uma das apresentações mais esperadas do SET SUL 2014 foi a de Fernando Bittencourt, e ela provocou grande inquietação na plateia. O diretor geral de Engenharia da TV Globo e conselheiro da Comissão de Ex-Presidentes da SET fez um apelo aos participantes do congresso afirmando que o futuro da TV aberta está ameaçado.

“Vivemos um momento muito sério para o futuro da Televisão. O leilão proposto pelo governo não vai ficar só na faixa de 700 MHz, também querem outras partes do espectro que hoje é utilizado pela TV aberta gratuita.”

Sendo assim, segundo Bittencourt, “a TV aberta ficará condenada às novas tecnologias” e a “voracidade” das telcos para ter acesso ao espectro para oferecer banda larga de Internet não vai parar por aí.

Para ele, “vivemos em um mundo onde cada vez mais pessoas possuem smartphones e tablets”, e “com eles se expande o consumo de vídeo nos aparelhos móveis, por isso o mercado quer aumentar a banda, e banda é espectro. Ela precisa de espectro e esse espectro é o que hoje ocupa a TV aberta. Todo o mercado quer mais banda com uma voracidade absoluta”.

Por outro lado, disse Bittencourt, a aparição da TV Digital e o apagão analógico vai gerar “um aumento de espectro livre. Por isso o governo quer fazer a licitação”.