O momento da produção independente brasileira

SET Sudeste 2015Com um toque feminino, Marina Ferraz (ABPITV/ICAB) analisou o momento atual da produção independente brasileira, e como o setor audiovisual brasileiro, que atravessa um excelente momento econômico, tecnológico e criativo funciona no país.

Ela disse que o setor audiovisual tem tido um impacto econômico muito favorável após a aprovação da Lei 12.485/2011, “Lei da TV Paga”. Marina afirmou que há 10 anos era impossível pensar no cenário atual do audiovisual, um cenário de múltiplas telas onde “entre os internautas o smartphone é o dispositivo mais usado (65%), seguido pelo computador (28%) e pelo tablet (8%) com telas complementares”.

Ela utilizou uma pesquisa do Conecta 2015, “Universo 1004 internautas em todo Brasil”, que revelou que “os novos espectadores “ao navegarem na internet enquanto assistem TV, 72% acessam as redes sociais, 55% recorrem à internet para passar o tempo durante os comerciais, 48% resolvem outras coisas e 18% dizem que a TV não é interessante o suficiente para ter toda a sua atenção. Há também 17% que assistem TV e navegam na internet simultaneamente. Para 96% dos internautas, televisão e internet podem ser complementares”.

Marina, ainda avançou para as novas janelas que são mais complexas, mas que permitem maior exibição, antes “tínhamos a TV aberta, TV paga, home vídeo, non-theatrical, theatrical, inflight. Hoje temos todas elas, mas FVoD, SVoD, TVoD e o catch up”.

A gerente de Ações Institucionais disse no SET Sudeste 2015 que o “mercado audiovisual é promissor e que tem gerado um crescimento do setor, por profissionalização  e um aumento do número de associados da ABPITV”.

O SET Sudeste 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, se realiza no Auditório da Bolsa do Rio – Centro de Convenções Bolsa do Rio, na Praça XV de Novembro 20, Rio de Janeiro de 24 a 26 de novembro de 2015.

Veja a programação completa do SET Sudeste em:
https://www.set.org.br/eventos_regionais_sudeste.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, no Rio de Janeiro