Influência do MER na área de cobertura de transmissão de TV Digital

SET Sudeste 2015A última palestra desta terça-feira, 24 de novembro, esteve a cargo de Henry Douglas Rodrigues (HITACHI), que analisou a MER (Modulation Error Rate).

O engenheiro, que já apresentou este estudo na Broadcast Engineering Conference 2015, realizada em Las Vegas, em abril passado, afirmou que a MER é um importante parâmetro na especificação de um transmissor de TV digital, pois mede a relação sinal/ruído da constelação. Para uma dada potência do transmissor, quanto maior a MER, maior a área de cobertura.

Para Rodrigues, há uma relação de compromisso entre a potência de saída e MER. De forma que aumentar a MER, reduz a potência de saída, que reduz a área de cobertura. Este trabalho analisa a relação entre MER e potência de saída e responde à pergunta: “Qual o valor de MER que maximiza a área de cobertura?”. A resposta obtida é baseada em cálculos analíticos e medidas experimentais. Além do mais, será mostrado a relação entre MER e eficiência energética assim como custo do transmissor. O estudo foi feito usando o padrão ISDB-T, mas pode ser estendido para qualquer padrão.

O engenheiro explicou seu estudo e como é possível medir o erro MER, mas sem conseguir diferenciar o tipo de transmissor utilizado e quanto ele consegue emitir.

Ele ainda mostrou as comparações feitas com dois diferentes transmissores, sendo estes utilizados com a mesma potência ou o mesmo equipamento notando as diferenças que se estabelecem nos transmissores com “maior ou menor potência, dependendo do hardware de cada transmissor e seu rádio de cobertura”.

Rodrigues afirmou que o valor que maximiza a cobertura com uma ótima MER é de 32 [dB], sendo que se utilizamos valores maiores de MER o “custo não justificaria o custo contra a área de cobertura total”.

O SET Sudeste 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, se realiza no Auditório da Bolsa do Rio – Centro de Convenções Bolsa do Rio, na Praça XV de Novembro 20, Rio de Janeiro de 24 a 26 de novembro de 2015.

Veja a programação completa do SET Sudeste em:

https://www.set.org.br/eventos_regionais_sudeste.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, no Rio de Janeiro

Post Tags: