Automatização de fluxos de continuidade

A segunda parte da tarde do primeiro dia do SET Sudeste 2015 começou com a palestra de Luiz Rodrigo Oppenheimer (Meditel Brasil), que falou sobre “Otimização de fluxos de trabalho em continuidade, adaptados às novas necessidades de arquivamento, redifusão e plataformas multi-telas”.SET Sudeste 2015

Para o executivo, em um momento em que a indústria avança para a adoção de fluxos de trabalho tapeles é necessário tornar rentáveis os conteúdos próprios através de multicanais e plataformas que demandam processos e recursos adicionais para a continuidade e que permitam monetizar os investimentos realizados pelos radiodifusores.

Sendo que os desafios do controle master passam por trabalhar em um ambiente “tapeless” e “Multiscreen”, é preciso, segundo ele, um “controle de Ingeste automático, integrado com sistemas de automatização e servidores de vídeo que realize automação de fluxos de trabalho para Controle Master; a criação de sub-clips com base nas informações As-Run Logs ou XML,s. Controle de gravação de canais em loop ou criação de arquivos 24h, e crie regras para seleção dos conteúdos a serem salvos, usando qualquer campo da automação.

Assim, apresentou o QLIVE, que permite o controle manual e a revisão de processos, o controle remoto via IP, e a atualização automática dos metadatos na BBDD da automatização, com “o software como núcleo do sistema que é autônomo e automático.

Ele deu alguns exemplos práticos com cases implantados na indústria tanto no Brasil como na Europa com um case da TVE (televisão pública espanhola). “Este software automatiza o fluxo de conteúdos alimentando o Qlive com os fluxos de programação da empresa”, finalizou Oppenheimer.

O SET Sudeste 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, se realiza no Auditório da Bolsa do Rio – Centro de Convenções Bolsa do Rio, na Praça XV de Novembro 20, Rio de Janeiro de 24 a 26 de novembro de 2015.

Veja a programação completa do SET Sudeste em:

https://www.set.org.br/eventos_regionais_sudeste.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, no Rio de Janeiro

Post Tags: