Ambientes broadcast de controle e monitoração

SET Sudeste 2015

Ricardo Chrispim (LineUP/Axon) fechou a primeira parte da tarde do último dia do SET Sudeste 2015 analisando os desafios do controle e monitoração das emissoras. Ele disse que os desafios passam por problemas ao vivo ou erros críticos, falta de integração com interfaces que não podem interagir, e por isso, segundo ele, os equipamentos que compõem o sistema estão isolados.

Ele disse que para monitorar os problemas das áreas de monitorização é preciso uma camada que realize o gerenciamento de rede, assim, o SNMP controla “qualquer parâmetro de um dispositivo permitindo o controle nativo e monitoração de dispositivos mesmo que não sejam do mesmo fabricante”.

Chrispim mostrou como o equipamento Cerebrum, da Axon, pode detectar problemas, gerar alarmes e dessa forma partir para soluções rápidas que podem ser controladas de forma remota e virtual.

Para o executivo, produto como este “traze um beneficio operacional, porque é uma alternativa destinada a unificar o controle e a monitoração de diferentes devices, centralizar logs de erros de diferentes devices no mesmo documento, agilizando a detecção e solução de problemas”.

O SET Sudeste 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias, Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, se realizou no Auditório da Bolsa do Rio – Centro de Convenções Bolsa do Rio, na Praça XV de Novembro 20, Rio de Janeiro de 24 a 26 de novembro de 2015.

 

Por Fernando Moura, no Rio de Janeiro