Transmissão móvel analisada em Manaus

Cesar Donato (Foccus Digital)

A última palestra do SET Norte 2015, “Transmissão móvel ao vivo com codificação H.265 HEVC”, esteve a cargo de Cesar Donato (Foccus Digital), e mostrou a utilização do comummente denominado “mochilink”. Ele falou das principais características de utilização do Zeo-Telecaster, que é “o primeiro do mundo a trabalhar com codificação H.265, trabalhando tanto com redes de celular 3G/4G; Wifi ou satélite.

Ele mostrou os formatos de áudio e vídeo que podem ser utilizados explicando o sistema H.264 AVC e o novo H.265 HEVC (High Efficiency Video Coding), e como pode ser utilizado o último para ter alta eficiência de codificação de vídeo, porque tem uma menor latência e é mais robusto na hora de transmitir sinais com esta codificação de vídeo.

O palestrante mostrou as potencialidades dos produtos da Soliton, da qual a Foccus é distribuidora no Brasil. Assim, ele disse que com o Zeo-Telecaster é possível somar serviços para ampliação de largura de banda para melhorar a qualidade de imagem e garantir a transmissão em H.265 que soma a transmissão em “redes flutuantes com um vídeo com um bitrate de até 10 Mbps”.

Para ele, o importante é que com o Rascow (Real-Time Auto Speed Control based-on Waterway) o sistema funciona com codificação adaptativa e uma baixa taxa de amostragem. Segundo ele, com a utilização do H.265 se reduziu o consumo e tamanho do equipamento, com um consumo de apenas 28Watts.

O SET NORTE 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, se realizou no Studio 5 Centro de Convenções em Manaus como em parceria entre a SET e a Fundação Rede Amazônica.

A Revista da SET se despede. Até o próximo evento

Por Fernando Moura, Manaus (AM)