Sistemas de transmissão de TV Digital

Newton Martins Stori (RPC TV)

A primeira parte da manhã do segundo dia do SET Norte esteve dedicada a sinais de TV Digital e formas de transporte desse sinal. Newton Martins Stori (RPC TV) abriu os trabalhos com a palestra “MER”, na qual fez um breve treinamento (teórico e estudo de casos de campo, experiências) sobre o tópico MER, “já que estamos em pleno momento de implantação de sistemas que irão substituir completamente a TV analógica até 2018”.

Para Stori é fundamental que a indústria trabalhe estes conceitos já que as maiores cidades e, com estas, um grande número de telespectadores, têm o terão acesso a vários sinais de TV Digital.

Numa palestra/aula muito didática, Stori explicou que o país ainda precisa instalar uma quantidade imensa de retransmissoras. “E cada um isoladamente agrega uma pequena parcela da população ao mundo da TV Digital aberta. Por isto, precisamos ter domínio tecnológico para fazer escolhas de implantação acertadas: conseguir impacto, cobertura, robustez, em muitas áreas de pequena densidade populacional, com custos iniciais e de manutenção e operação compatíveis com a realidade brasileira. Isto é chave para que a TV Digital aberta mantenha o sucesso do modelo de negócio há tantos anos vigorando de forma absoluta no mercado de mídia no Brasil”.

O engenheiro da emissora paranaense analisou os diferentes tipos de modulações digitais, o EVM (Error Vector Magnitude), e a MER (Modulation Error Ratio) que é a taxa de erro da modulação de um sinal. Existem dois pontos importantes de análise da MER, a MER transmitida (MER-TX) e a MER recebida (MER-RX). A primeira representa “a qualidade da construção do símbolo na modulação e amplificação do sinal pelo transmissor que normalmente apresenta valores entre 30 e 45dB e representa a qualidade do nosso equipamento”. A segunda representa “a qualidade do sinal que chega ao receptor. É esse valor que definirá se o sinal poderá ser demodulado e decodificado corretamente”.

Constelações/ Fonte: Newton Stori

Ele disse que a emissora deve analisar o sistema com que conta e trabalhar em cima disso para saber que tipo de transmissão pode realizar, “porque o único que podemos controlar é a saída do sinal”.

Modulações Digitais/ Fonte: Newton Stori

Stori apresentou os resultados de um estudo realizado por ele e por Frederico Rehme (SET/RPC TV) no qual se determinou que “a cobertura do sinal DTV depende da MER-RX e não da MER-TX”. Assim, ele mostrou valores, gráficos e resultados baseados em ferramentas matemáticas de um estudo que se realizou tanto em laboratório como em campo. “E neles comprovamos as mesmas características”.

Assim, do estudo infere-se que os valores de referência da recepção do sinal variam entre 31 e 33 dB na MER transmitida e estes “são suficientes para manter a facilidade e capacidade do sinal a ser demodulado e decodificado em uma determinada área de cobertura se comparados a elevados valores de MER. É válido ressaltar que esses valores são referentes a pontos de transmissão, caso seja necessário o uso de reforçadores de sinal, o valor sugerido deverá ser considerado após o Gap Filler”.

O SET Norte 2015 é transmitido ao vivo:


Para assistir ao vivo

Endereço para Iphone/Ipad

O SET NORTE 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, serviços satelitais, normas e regulações, entre outros

O seminário se realiza das 9:00 às 18:00H (horário de Manaus – duas horas a menos que o horário de Brasília) no Studio 5 Centro de Convenções – Av. Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial – Manaus – AM. O evento é realizado pela SET e a Fundação Rede Amazônica.

Por Fernando Moura, Manaus (AM)