SET assina convênio de cooperação com entidades regionais amazonenses na cerimônia de abertura do SET Norte 2015

Olímpio Franco (SET) fala aos presentes no SET Norte 2015 que se realiza em Manaus (AM)

O SET Norte, que acontece desde 1998 em parceria entre a SET e a Rede Amazônica de Comunicação, começou em Manaus com sala cheia no Studio 5 Centro de Convenções. Na cerimônia de abertura, Nivelle Daou (SET/Rede Amazônica) afirmou que é muito importante para o Amazonas e o Norte do país “trazer a Manaus os principais temas que se tratam na SET e no mundo. Isso nos dá muito orgulho e prazer. Começamos como o primeiro evento regional da SET e hoje somos um dos mais importantes” afirmou.

Nivelle disse que o “Congresso SET já é um dos melhores da área do mundo, por isso é um orgulho ter uma parte desse Congresso em Manaus. “A SET deve ser a mais curiosa das instituições brasileiras. É uma entidade que deu certo, que tem mais de 100 diretores e cinco empregados, por isso deu certo. Ela é importante e tem importância mundial porque trabalha junto às principais organizações da indústria no mundo. O SET Norte é um exemplo desse trabalho, continua crescendo e avançando ano após anos”.

Phelipe Daou (Rede Amazônica)

Phelipe Daou (Rede Amazônica) afirmou na cerimônia de abertura que o Amazonas também tem pressa. “Mas nossa pressa em Manaus não se assemelha à do paulista quando anda na rua, mas temos as nossas pressas. A Amazônia despertou o interesse das pessoas, mas não aquele entusiasmo de quem vai para uma grande viagem, não vinham para ficar. Por este motivo nós queríamos que fizessem aqui reuniões como se faziam no Rio de Janeiro e São Paulo. O dia da primeira versão desta reunião em Manaus (1998) nos fez um lembrar um fatodia da primeira versão desta reunião em Manaus (1998) nos fez um lembrar um fato que sempre recordo. Nós vínhamos de fundar uma retransmissora em Solimões, nesse momento estava o saudoso ministro João de Oliveira quem fez muito coisa pela Amazônia. Quando acabou a inauguração uma senhora de idade disse-lhe: “agora somos gente”. Eu repetiria que a vossa presença nos faz crer que vocês acreditam na Amazônia, isso é bom, porque se vocês pensam na Amazônia, ela está cumprindo na área de televisão etapas que quem não convive com a TV não sabe o que acontece”.

Ainda referiu que a Rede Amazônica não é operadora só da Capital, “somos operadores do Estado do Amazonas, de Roraima, do Acre, do Amapá. Chegamos a muitos, por isso a Amazônia se sente muito orgulhosa quando se encontra com vocês, porque trazem o que há de melhor, e nós, apesar da fraqueza econômica, queremos acompanhar esses avanços tecnológicos”.

Nivelle Daou (SET/Rede Amazônica)

O radiodifusor finalizou a sua emocionada apresentação afirmando: “nossa missão é abraçada com carinho e amor. Sejam felizes e pensem na Amazônia como uma terra de oportunidades”.

O encerramento da abertura esteve a cargo do presidente da SET, Olímpio Franco, que se mostrou muito feliz de estar novamente em Manaus e ver “a sala cheia”. “A última vez que estive em Manaus foi há 13 anos, realmente o crescimento tem sido muito grande, o que mostra o trabalho feito na região. Estar aqui é muito importante porque nosso papel é levar a tecnologia broadcast às regiões. Sabemos que trazer público e palestrantes para Manaus é difícil, mas deu certo”.

Franco explicou os trabalhos que a SET está realizando no país todo e no exterior, destacando o acordo com a IABM e o InterBEE, exposição que se realiza no Japão em novembro, onde a SET terá um estande.

Convênio
A SET e as entidades de broadcast da região amazonense assinaram um convênio de cooperação tecnológica e de pesquisa. “Realizamos um convênio com todas as entidades regionais, um acordo de cooperação técnica com as entidades regionais e SET para compartilhar estudos e tecnologia”, afirmou Daou.

Com respeito ao acordo, Franco disse que o importante é “congregar e unir, debater e analisar o futuro do broadcast. O próximo convênio talvez seja com um laboratório de TV Digital da China. Vou a Shangai este mês a tratar disso ”, finalizou.

O SET Norte 2015 é transmitido ao vivo:

Para assistir ao vivo

Endereço para Iphone/Ipad

O SET NORTE 2015,   Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, serviços satelitais, normas e regulações, entre outros

O seminário se realiza das 9h às 18h (horário de Manaus – duas horas a menos que o horário de Brasília) no Studio 5 Centro de Convenções – Av. Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial – Manaus – AM. O evento é realizado pela SET e a Fundação Rede Amazônica.

Por Fernando Moura, Manaus (AM)