O Espectro de Frequências Satelitais

Com sala cheia, Romildo Lucas mostrou aos presentes no SET Norte as principais tendências do mercado satelital no Brasil e anunciou o lançamento de um novo satélite em 2016

Romildo Lucas (TELESAT) começou a sua palestra afirmando que “existem mais de 1.000 satélites operacionais (base 2012) e cerca de 50% dedicados às comunicações, com receitas da indústria global de satélites que triplicaram desde 2001 com crescimento médio: 10% ao ano”.

Para o diretor de vendas no Brasil da Telesat explicou que a empresa é pioneira em banda Ka, “com o lançamento do primeiro satélite em Band Ka do mundo”. Falando da frota que existe no Brasil, afirmou que Anik F1 / Anik G1 trabalham com redes VSAT e Backbone; o Estrela do Sul 2 que trabalha com distribuição regional TV, ensino à distância, e TV Corporativa; e o Telstar 12, utilizado para transmissões internacionais (Europa/Americas), e DTH.

Lucas anunciou no SET Norte que a empresa lançará em 2016 um novo satélite, o Telstar 12 Vantage – 15⁰ W  que trabalhará em Banda Ku, com e terá reuso de frequência de Banda Ku e Banda Ka  utilizando tecnologia HTS (High Througput Satellites) que é a reposição de spot com maior capacidade e potencia de irradiação do satélite a partir de “um gateway instalado na região” que permite o “reuso de frequência com EIRP´s típicas de 50~60dBW, com largura de faixa disponível em Banda Ku de 500 a 750 MHz”.

O Telstar 12 Vantage terá cobertura no Brasil e nas Américas com destaque para as regiões andinas e de América Central com reusos de Banda Ku. O reuso de frequência também poderá ser feito em Banda Ka que terá alta densidade de potência com multiplicando dos spots.

O reuso de frequência, explicou Lucas, “para haver um reuso teremos uma comutação simultânea no satélite que vai transmitir para os diferentes gateways marcados na região”.

Assista ao vivo

Para ter acesso ao vídeo ao vivo clique em um dos links abaixo:

Para acessar a transmissão através de seu pc

Para acessar a transmissão através de seu Iphone / IPAD

O Congresso conta com a parceria Institucional da Fundação Rede Amazônica, e é uma realização: SET – https://www.set.org.br

A Revista da SET realizará a cobertura ao vivo do evento em : www.revistadaset.com

Data: 5 e 6 de novembro de 2014

Horário: 9 a 18H.

Local: Studio 5 Centro de Convenções. Av. Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial – Manaus – AM

Por Fernando Moura, em Manaus