As lentes no universo broadcast

Fabrízio Reis (Canon)

Fabrízio Reis (Canon) avançou para a outra ponta da produção: as lentes e como elas são utilizadas na hora da captação de imagens no universo audiovisual. O executivo, em uma interessante palestra/aula disse aos presentes no Studio 5 Centro de Convenções de Manaus que universo da captação de imagens muitas vezes nos leva inicialmente a lembrar da câmera. Todavia, ela é o aparato eletrônico que converte a imagem recebida.

Nesse ponto, Reis afirmou os elementos que levam a imagem até os sensores da câmera são as lentes. “E estas em suas diversas configurações são os elementos que atribuem a assinatura a um trabalho. Auxiliam no correto enquadramento e na captação de eventos que muitas vezes não estão ao nosso alcance”.

Assim, o palestrante mostrou os principais parâmetros e características do dispositivo, as suas especificações e como ela trabalha. “A melhor de todas as lentes ainda terá aberrações provocadas pela sua própria natureza óptica como foi construída, e por isso é importante definir a distância focal”.

Para Reis, a luz e o foco são importantes porque mudaram a forma de captação. “Agora falamos de pixels e de resolução do sensor, o que influencia na hora de ter maior ou menor nitidez na profundidade de campo, que muda se a captação é SD, HD, ou 4K, e ainda tomando em conta a diferença do tamanho do sensor de captação. Assim mudaram as captações e as suas características”.

O executivo da Canon explicou de forma simples e didática o funcionamento das lentes de TV, quais as suas distâncias focais, e como, por exemplo, as lentes de grande angular funcionam, que tipo de qualidade têm, qual o seu zoom e que tipo de abertura possui.

Finalmente, Reis explicou o que acontece quando se utiliza o fator de duplicação nas lentes. Ele afirmou que “não se podem utilizar lentes diferentes para sensores diferentes, porque nem sempre é possível trabalhar com equipamentos com sensores diferentes e tecnologias diferentes”.

O SET Norte 2015 é transmitido ao vivo:

Para assistir ao vivo

Endereço para Iphone/Ipad

O SET NORTE 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, serviços satelitais, normas e regulações, entre outros

O seminário se realiza das 9h às 18h (horário de Manaus – duas horas a menos que o horário de Brasília) no Studio 5 Centro de Convenções – Av. Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial – Manaus – AM. O evento é realizado pela SET e a Fundação Rede Amazônica.

Por Fernando Moura, Manaus (AM)