A importância da monitoração e do controle em uma instalação broadcast

Alfredo Cabrera (Axon)

Na radiodifusão moderna, a entrega multiplataforma e multipurpose e a reembalagem de demandas de conteúdo derivam de vários fluxos de trabalho, afirmou, em Manaus, Alfredo Cabrera (Axon).

Para o executivo, as emissoras precisam ter controles de monitoramento externo que permitam que a cadeia de produção trabalhem de forma “tranquila e estável”, para isso é necessário que se utilizem protocolos de controle que permitam gerir o equipamento de forma clara e transparente.

Para isso, Cabrera apresentou no SET Norte 2015 o software Cerebrum, um sistema que “controla e monitora uma infraestrutura de transmissão de modo mais fácil, eficiente e com melhor rentabilidade do que nunca”.

Segundo ele, plataformas como esta fornecem ferramentas abrangentes para configurar, controlar, monitorar e manter produtos de qualquer fabricante dentro e fora do setor de radiodifusão. “O resultado é que vários operadores podem ter total controle sobre rotinas múltiplas e complexas. Em última análise, é possível definir como você deseja representar o seu fluxo de trabalho”, afirmou.

Para o palestrante, hoje é fundamental entender que este tipo de software pode ser customizados, o que “permite que o operador opere a ferramenta tanto nas interfaces táteis como físicas que podem ser escaláveis”.

A palestra concluiu que o objetivo principal passa por “ter o controle integral dos equipamentos, mas as customizações têm de ser feitas independentemente para cada equipamento e até para cada situação ou em cada ocasião e operador”.

O SET NORTE 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, serviços satelitais, normas e regulações, entre outros

O seminário aconteceu no Studio 5 Centro de Convenções – Av. Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial – Manaus – AM, e foi realizado pela SET e a Fundação Rede Amazônica.

Por Fernando Moura, Manaus (AM)