Iluminação para os olhos ou para a câmera?

O LED como forma de iluminação na produção broadcast frente ao fim da luz incandescente

Ricardo Kauffmann (ENERGIA) trouxe ao SET Norte uma visão general sobre iluminação e LED, uma palestra /aula sobre iluminação onde se se debruçou sobre o LED Full Espectro e como cada dia mais é preciso utilizar a luz indicada na hora de realizar uma produção.

Kauffmann explicou que os fundamentos da luz e como a temperatura de cor é fundamental na hora de captação de vídeo, porque “não basta ter todas as cores, elas devem ser continuas e niveladas”.

“A lâmpada incandescente acabou, já foi proibida a sua produção no Brasil e nos próximos anos será proibida a sua venta no país. Por isso temos de começar a pensar em outras soluções melhores e que gastem menos energia”, afirmou em Manaus.

Kauffmann disse aos presentes no Centro de Convenções Studio 5 em Manaus que a eficiência, a qualidade e a durabilidade do LED já foi comprovada, e já são uma opção viável para as emissoras e produtoras de TV. “Hoje estamos propondo LED com 98% de Color Render Index (CRI) que é a medida da precisão de como uma fonte de luz ilumina um objeto. Essa medida é baseada na percepção do olho humano, sobre um conjunto de cores definidos pelo chat Macbeth”.

A seguir, Kauffmann explicou o que é um Lúmen, “uma medida do fluxo luminosos de uma luminária”, enquanto o Lux é uma medida de iluminamento. Do ponto de vista prático de iluminação é o que interessa, pois mede a quantidade de luz que chega numa superfície num objecto, num cenário etc. A especificação correta das luminárias deveria ser o iluminamento, ou seja, a quantidade de luz, ou melhor, de Lux e o diagrama de irradiação”.

No seguimento da palestra, Kauffmann falou sobre a evolução do fosforo nos principais produtores de tecnologia com este insumo que se tornou fundamental para a produção de luminárias. “É preciso repetir aqui que senão tiver uma boa iluminação não terá uma boa imagem, por este motivo pensamos que é preciso migrar para dispositivos com alta fidelidade de luz”.

Kauffmann disse que em 2013, foi desenvolvido pela EBU o Television Lighting Consistency Index (TLCI) um parâmetro pensado em função da sensibilidade dos sensores das câmeras de vídeo. Assim, esta recomendação da EBU é um novo processo de avaliação destinados a televisão, incluindo aí cinema e fotografia que utilizam os mesmos censores.

O TCLI é consequência de um software desenvolvido pela EBU que tem a finalidade de comparar uma luz de referencia criada pelo software com a luminária que você quer comparar, o “seja, estamos tentando iluminar para a câmera e não para o olho humano”, disse.

O desenvolvimento do LED está avançado, “cada dia temos produtos melhores e com mais qualidade. Em 2015 a Energia lançará luminárias com qualidade CRI 98 oferecendo ao mercado luminárias com a melhor qualidade”.

No fim, Kauffmann disse a plateia que esta na hora de investir para mudar a iluminação, para ser coerente é necessário pensar que é preciso investir em iluminação LED Full Specrum. Ou insiste com lâmpadas incandescentes, ou muda para um dispositivo como o LED porque não há nada no horizonte que possa cumprir essa função em uma TV Digital.

Assista ao vivo

Para ter acesso ao vídeo ao vivo clique em um dos links abaixo:

Para acessar a transmissão através de seu pc

Para acessar a transmissão através de seu Iphone / IPAD

O Congresso conta com a parceria Institucional da Fundação Rede Amazônica, e é uma realização: SET – https://www.set.org.br

A Revista da SET realizará a cobertura ao vivo do evento em : www.revistadaset.com

Data: 5 e 6 de novembro de 2014

Horário: 9 a 18H.

Local: Studio 5 Centro de Convenções. Av. Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial – Manaus – AM

Por Fernando Moura, em Manaus