Captação e produção televisiva e cinematográfica 4K

Fabrízio Reis (Canon) voltou à cena para avançar seu discurso para lentes e objetivas para captação 4K. Ele disse que diante da evolução tecnológica, várias alternativas de captação surgiram para o 4K. No entanto, com o incremento da resolução, novos desafios operacionais se apresentam na indústria, isto é, diferentes sensores, lentes, parâmetros.

Nesta segunda palestra, outra vez didática, Reis mostrou as diferenças entre os sensores de alta resolução, e quais são estes sensores e as suas características, com destaque para as características dos sensores Super 35 mm que podem ser 4K, mas também 2K, devido à sua tecnologia CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor).

Ele analisou a construção da imagem e os seus pormenores técnicos, avançando para os elementos ópticos menores ou maiores dependendo do sensor. “Segundo o tamanho, as aberrações cromáticas passam a ser mais críticas, mas quanto maior seja o sensor, maior será a qualidade de imagem que ele pode captar”.

Reis disse que a linguagem de cinema é diferente da utilizada na TV, mas com a evolução da tecnologia, a TV começou a usar a tecnologia 4K para TV, “porque a TV percebeu que o look e a cor do 4K iam dar um upgrade na TV. Isso permite que a TV importe do cinema essa tecnologia”, mas estas são diferentes, “porque os timings são diferentes, e operacionalmente as duas são diferentes, uma trabalha com lentes fixas e outra com lentes moveis. A operação é diferente”.

O SET Norte 2015 é transmitido ao vivo:
Para assistir ao vivo

Endereço para Iphone/Ipad

O SET NORTE 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, serviços satelitais, normas e regulações, entre outros

O seminário se realiza das 9h às 18h (horário de Manaus – duas horas a menos que o horário de Brasília) no Studio 5 Centro de Convenções – Av. Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial – Manaus – AM. O evento é realizado pela SET e a Fundação Rede Amazônica.

Por Fernando Moura, Manaus (AM)