Análises de cobertura de sistemas de transmissão digital

Problemas e soluções a serem utilizadas quando se realiza a instalação da antena em lateral de torre.

Ramiro Frugoli Franco (IDEAL ANTENAS) trouxe ao 16º edição do SET Norte em Manaus com a uma exaustiva análise de cobertura de sinais. Precisamos realizar “análise de cobertura como um todo, contrastando a polarização utilizado na antena com o público-alvo a ser atingido” começou Franco.

O palestrante explicou os tipos de coberturas e polarizações sejam horizontais, verticais, circulares e elípticas. “Quando falamos de polarizações circulares ou elípticas, que hoje são utilizadas por antenas de transmissão de FM e TV Digital falamos de transmissões robustas”.

Outro dos temas abordados por Franco foram as antenas e quais são as necessidades na instalação. Ele disse que segundo o lugar e o tipo de onda que deve ser transmitido “se pode escolher o sistema de torre, que tipo de instalação colocar e como. Cada caso e um caso e isso pode-se calcular mediante um estúdio de campo”.

Porque, explica Franco, com “a mesma antena podemos ter diferentes de sistema de irradiação. Cada instalação é diferente, por isso as formas de instalação só podem ser definidas após um estudo”.

Assim, Franco afirma que a análise de cobertura depende de polarização circular e elíptica; transmissão de FM e TV Digital; reflexão e multi-percurso e maios variedade de recepção, sendo que de todas a principal é a polarização.

Para exemplificar que cada “caso é um caso”, Franco mostrou com base em situações reais encontradas ao longo de projetos já concluídos, em implantação ou na fase de planejamento como estes podem dar problemas. “Necessitamos estudar passo a passo cada um dos projetos, e segundo a cobertura utilizar o equipamento correto”, finalizou

Por Fernando Moura, em Manaus