Transmissão e cinema digital movimentam a manhã do SET Nordeste

José Roberto Elias, gerente Comercial da IF Telecom

José Roberto Elias, gerente Comercial da IF Telecom

A transmissão mediante o uso de antenas foi um dos temas do encontro regional da SET na manhã desta quarta-feira, 28 de setembro de 2016, em palestra ministrada por José Roberto Elias, gerente Comercial da IF Telecom.

“Diferentemente do que muita gente diz, as antenas não vão a acabar. São dispositivos que sempre serão necessários. O ser humano é um ser móvel e, para ter sinais fixos ou móveis, precisamos de antenas”, defendeu Elias, na  comunicação “Sistemas irradiantes: otimizando a relação custo/beneficio”.

O palestrante abordou, também, aspectos técnicos e econômicos quanto às escolhas de antenas de FM (migração AM/FM) e TV Digital e mostrou alternativas econômicas que levam em conta o máximo desempenho para o projeto de uma emissora de broadcast.

Para Elias, a questão hoje passa pela otimização de recursos com uma “solução balanceada, que possa ser econômica, mas continue assegurando a recepção, pelo que é fundamental a análise completa do projeto. De tudo, o mais importante é a confiabilidade de operação de uma estação”.

Nesse sentido, o executivo afirmou que os projetos devem ter eficiência na sua irradiação com uma boa “parametrização dos equipamentos transmissores”. Isso é possível em TV Digital, por exemplo, utilizando ferramentas de simulação e tendo em conta que podem existir problemas de cobertura.

Elias explicou as diferenças entre as antenas que podem ser utilizadas para transmissão de TV Digital, indicou as diferenças e as virtudes entre elas na hora de realizar uma transmissão e mostrou como são encontradas e minimizadas “as deformações dos diagramas de radiação, uma situação inevitável na prática, mas que pode ser minimizada dependendo da instalação da antena e do projeto”.

 EOS C700 para cinema digital 4K

Yuri Henrique Nieto, executivo de Contas de Vídeo Profissional na Canon

Yuri Henrique Nieto, executivo de Contas de Vídeo Profissional na Canon

Yuri Henrique Nieto, executivo de Contas de Vídeo Profissional na Canon, trouxe à Fortaleza as principais novidades da câmera Canon EOS C700, “um marco na história da Cinematografia digital” apresentada ao mercado em Setembro de 2016.

O equipamento é uma nova opção para a linha Cinema EOS da Canon e permite a incorporação de acessórios como unidades de operação remota que possibilitam a operação simultânea. Pode, ainda, utilizar o viewfinder HD, permitindo ao “operador trabalhar em um novo ENG de forma fácil e ergonômica. Também é possível que a lente se alimente diretamente do dispositivo, uma coisa que antes era impossível”, ressaltou Nieto.Nieto explicou que a câmera é modular, grava 4K 60p/50p e conta com funções exclusivas, como Dual Pixel AF, Canon Log Gamma e “compatibilidade total com as bem sucedidas e já consagradas lentes EF. O mais importante é que ela foi concebida para ser uma câmera de produção cinematográfica modular que pode ser montada com acessórios da Canon e de outros players da indústria, além de poder ser utilizada como câmera ENG, mudando a ideia de câmeras desta linha de produtos”.

Outra das mudanças incorporadas na Canon EOS C700 é a gravação multiformato Aple ProRes que vai desde 4K até full HD, e ainda oferece suporte para streaming por IP, “mudando o conceito e transformando a câmera em um dispositivo que pode ser utilizado também em sistemas de gravação de externa para TV”.

O SET Nordeste 2016

O SET Nordeste 2016, Seminário de TV digital, Pay TV, TV na internet (OTT), TV Everywhere e Telecom, realiza-se nos dias 27 e 28 de setembro no Auditório da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), em Fortaleza, Ceará.

Durante os dois dias de palestras, a SET promove encontros que visam o desenvolvimento de tecnologias para o setor de broadcast brasileiro, esperando-se a presença de mais de 200 profissionais da região. Como já é costume nos encontros regionais, durante o evento, a Revista da SET trará aos leitores todas as informações do que se realiza na capital do Ceará.

Veja a Programação completa

SET NORDESTE 2016

Seminário de TV Digital, Pay TV, TV na internet (OTT), TV Everywhere e Telecom
27 e 28 de Setembro de 2016
Av. Barão de Studart,1980 –  Aldeota, FORTALEZA – CE
Horário: 9H às 18H