SET Nordeste 2015: Sistemas de Master Controle integrados

Mudando o rumo da manhã do SET Nordeste 2015, Hertz da Silva, engenheiro de pré-vendas da Harmonic Brasil, trouxe a Fortaleza o conceito de iMCR (Integrated Master Control Room) que, segundo ele, “é a próxima fase na evolução do Controle Mestre para um ambiente mais simplificado, com menos equipamentos e totalmente integrado e automatizado, utilizando o conceito de “Channel in a Box – CIAB”.

SET Nordeste 2015

Hertz da Silva, engenheiro de pré-vendas da Harmonic Brasil

Tudo isso, disse Silva, “não é para todos, nem todos precisam ter este tipo de sistemas, porque, antes disso, é preciso ter uma série de investimentos anteriores que permitam integrar o workflow completo”.Silva explicou por que hoje as emissoras precisam reduzir os seus controles mestres. “Porque se reduzem custos, se simplifica a infraestrutura e se reduz o valor da operação. Caminhamos para um “Master Control 3.0 com canal de controle que esteja dentro de uma caixa denominada CIAB”.

De fato, afirmou Silva, a implementação de um iMCR envolve uma abordagem mais holística na eficiência do workflow, na flexibilidade operacional e na viabilização de novas oportunidades de receitas para a emissora. “O iMCR tornará a plataforma mais flexível”.

Finalizando, o executivo afirmou que os channel in a Box não são só isso, senão são também servidores. “Nossa ideia não é ser o primeiro do mercado em lançar produtos, mas quando o venhamos lançar queremos ser os melhores. Nós não sairemos do que existe na atualidade, por isso não saímos da banda base. A nossa ideia é ser a ponte para a migração. Sabemos que o IP é uma realidade, e que no Brasil ainda é díspar, não é para todas as emissoras”. De todos as formas, disse, já existem produtoras de conteúdos no país que até 2016, quando se realizem as Olimpíadas do Rio de Janeiro, terão a sua estrutura completa em IP.

Veja a programação do SET Nordeste 2015 

SET Nordeste 2015
Rua Vicente Linhares, nº 308, Aldeota, FORTALEZA – CE
Parceria Institucional: ESTÁCIO DO CEARÁ – ACERT – ASSERPE
Carga Horária: 18 horas – 09:00 às 18:00

Por Fernando Moura, em Fortaleza (CE)