SET Nordeste 2015: Interiorização da Televisão Digital

Outro dos temas importantes abordados no SET Nordeste é o desligamento analógico. Por isso a palestra “Soluções técnico-econômico para a interiorização da televisão digital”, de Bruno Prodocimo, gerente comercial Nacional da Hitachi Kokusai Linear, analisou o processo de desligamento analógico e discorreu sobre o que a indústria pode fazer para digitalizar as praças que ainda não foram digitalizadas.SET Nordeste 2015
Prodocimo afirmou que para ampliar a cobertura digital é preciso apoio governamental, com suporte e incentivos. Ele sustenta que o governo precisa garantir a “inclusão digital”, por um lado, e ainda gerar capacitação de instalação em campo que precisa de mão-de-obra que em muitos casos se torna ociosa. “E com isso muitos migram para outros setores”.

Por parte da indústria, segundo ele, “o grande desafio é distribuir o sinal de uma forma simples e economicamente viável”. Para explicar isso, abordou as formas de distribuição que passam por distribuição via satélite, que permite a retransmissão mediante TSs multiplexados e BTS comprimidos que são compatíveis com SFN. “Essa acaba por ser uma opção mais favorável. Podemos trabalhar tanto com o TS sendo posteriormente remultiplexado, quanto com o BTS comprimido para optimização de banda. Por que não o BTS inteiro? Porque a economia é bem grande e a tecnologia bastante segura”.

O executivo afirmou que o BTS comprimido permite “mais autonomia, já que pode alterar tabelas na remultiplexação. No BTS comprimido, ao descomprimir este será o mesmo a todos”.

Veja a programação do SET Nordeste 2015 

SET Nordeste 2015
Rua Vicente Linhares, nº 308, Aldeota, FORTALEZA – CE
Parceria Institucional: ESTÁCIO DO CEARÁ – ACERT – ASSERPE
Carga Horária: 18 horas – 09:00 às 18:00

Por Fernando Moura, em Fortaleza (CE)