Sony: HDC-4300 nova câmera 4K para esportes

Os executivos da Sony afirmaram que o 4K é muito mais que uma resolução de vídeo.
É um conjunto de soluções de criação de conteúdos audiovisuais.

“O 4K não é só resolução” afirmou Alec Shapiro (Sony) na coletiva de imprensa global realizada em Las Vegas este domingo (11/04) . Para isso passaram revista as tecnologias desenvolvidas pela empresa nos últimos anos e analisaram as vantagens da tecnologia com destaque para o XAVC Codec, um encoder próprio criado pela empresa japonesa ara desenvolver seu workflow completo com vídeo capturado em 4k (UHD). Ainda foi apresentado o trailer do primeiro filme da Disney realizado com tecnologia 4K (Monkey Kingdon) que será estreado no mundo pela Disneynature o próximo 17 de abril de 2015 o que mostra que o cinema e as grandes empresas do sistema, afirmaram, “apostam na nossa tecnologia”. Ainda foram mostradas outras produções realizadas com tecnologia 4K da empresa.

Outro dos pontos destacados foi a diferença do range dinâmico que gera a tecnologia 4K, e para isso a Sony introduziu o monitor 4K BVM OLED. O BVM-X3000, o monitor com maior resolução da companhia. A tecnologia IP, também este presente. Outro dos produtos destacados foi a camcorder, Sony PXM-FS7 com sensor S-35, DCi 4K, XAVC que trabalha de forma flexível e rápida e a PXW-X320, uma nova câmera da linha XDCAM. Com as duas câmeras a Sony realizou links diretos de Las Vegas e Nova York mostrando como é possível realizar conexões em vivo mediante IP por médio de Live Stream com o IP Live Production System da companhia.

A maior novidade, a apresentação da nova câmera para eventos esportivos o vivo, a HDC-4300, uma câmera 4K de 2/3″, 9.8 megapixel, 3CMOS e que permite gravar em super 2x, 3x Super Slow motion vídeo. A câmera tem  saída de fibra óptica, e é segundo Erick Soares (Sony Brasil) uma “câmera especialmente preparada para trabalhar em eventos esportivos que possui uma tecnologia única de 3 sensores CMOS nativos em 4K, tornando-a mais versátil” e trabalhando com um espaço de cor melhorado e que permite ser integrada facilmente aos workflows 4K.

Do que haverá no stand, a novidade da Sony foi a apresentação de uma unidade móvel de externa UHD montada especialmente para que os visitantes. A Sony simulará uma produção ao vivo em banda base por IP durante o evento.

A NAB 2015 acontece de 13 a 16 de abril com mais de 1500 expositores que serão visitados por mais de 90 mil participantes chegados de mais de 100 países. A Revista da SET está em Las Vegas e apresentará algumas das principais novidades apresentadas durante a exposição, os principais detalhes.

Por Fernando Moura, em Las Vegas