Sony apresenta nova HDC-4800 com capacidade de captação 4K 8x Slow

Em sua coletiva à imprensa internacional na NAB Show 2016, a Sony voltou a expor ao mercado de broadcast a sua experiência com as tecnologias e os workflows em 4K da companhia. A nova geração de discos ópticos foi o destaque da empresa japonesa.

À pedido da Sony, Raymundo Barros, CTO da Globo, exibiu um vídeo da primeira unidade móvel totalmente IP e em 4K do mundo, que será utilizada nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (marcado para o mês de agosto, na capital fluminense).

Os executivos da Sony analisaram os avanços de workflows em 4K e destacaram os novos produtos da marca como o PMM com serviços de Media Cloud.  A Sony também anunciou os novos equipamentos da sua linha 4K e explicou como os equipamentos da marca trabalham no conceito de workflow completo em produções com este tipo de tecnologia de produção, captação e edição de conteúdos o que, segundo os engenheiros da companhia, é uma excelente combinação para o desenvolvimento tecnológico.

A empresa afirmou a importância da tecnologia com HDR pensando nas produções 4K para serviços de OTT. Expôs, ainda, avanços para a linha de monitores 4K HDR da empresa e indicou como os monitores com tecnologia OLED “são importantes no desenvolvimento do workflow 4k”.

O esperado lançamento

A companhia japonesa apresentou ao mercado o novo sistema de HDR para 4K com 4K 8x Slow, denominado HDC-4800, uma nova tecnologia associada à câmera 4300, apresentada em 2015 e, agora, desenvolvida segundo as recomendações dos clientes.

O novo sistema HDC-4800 trabalha em 4K-HDR e pode ser utilizado como câmera Slow até 8x.

A nova câmera, especialmente desenhada para eventos ao vivo, trabalha com um Sensor 35 mm com Frame Image Scan e WCS (Wide Color Space) suportando espectro de cor BT2020.

Entre os principais diferencias do equipamento estão a câmera lenta 8x (480p/400p) e, se captar em HD, a possibilidade de alcançar imagens em até 16x @1080p/720p/1080i, gravando de forma simultânea 4K/480p, ou 8 horas em HD/960p.

Seminário Sony Brasil

Luis Fabinchak, gerente general da Sony Brasil, afirmou aos brasileiros presentes na NAB 2016 que a “Sony trabalha para criar soluções integradas para a produção de conteúdo que vai desde a captação até a distribuição de conteúdo”, sempre pensado em um workflow completo em 4K.

Luiz Padilha, VP da Sony para América Latina, lembrou que o continente passa por momentos difíceis e, por isso, “a motivação é maior. Temos de continuar atualizando a tecnologia e não podemos deixar os problemas econômicos influírem nisso. Nessa situação, estamos sempre atentos para a implementação de novos produtos com ajuda aos nossos usuários”, frisou.

“Imagem, IP e workflow são os pilares da Sony na NBA 2016. A principal novidade é a HDC-4800 uma câmera topo de linha, de gama K, que tem sido um sucesso. Em 3 anos e meio, vendemos mais de 6500 unidades no mundo inteiro e já temos mais de 200 sendo utilizadas no Brasil, o que coloca o país entre os principais do mundo produzindo conteúdo com este tipo de câmeras”, concluiu.

Padilha afirmou, ainda, que hoje o HDR é um dos pilares da Sony. “Já temos workflow completo cm uma demonstração ao vivo com uma câmera gravando ao vivo com esta tecnologia. Na base do IP, o exemplo da unidade móvel da Globo é um dos principais pontos de destaque neste ano”, finalizou.

Por Fernando Moura, em Las Vegas. Edição em São Paulo, Gabriel Cortez

Post Tags: