SET e TRINTA: 4K e 8K na televisão

Na palestra “Próxima geração para criação de vídeo: abordagem da Panasonic para 8k/4k, VoIP e HDR”, Neil Ugo, gerente de Produto da Panasonic, analisou os vários fatores que estão sendo discutidos na indústria com respeito à implantação do 4K e do 8K.

Ugo explicou as principais características da Curva de Gamma e como ela influencia na nova geração de câmeras Ultra-HD. Dentro desta temática, o congressista analisou o HLG (Hybrid Log Gamma) e o padrão ST.2084 para a distribuição de vídeo Ultra-HD BD e mostrou como este padrão é compatível com os equipamentos de TV utilizados neste mercado.

Ugo destacou, ainda, que uma boa opção pode ser a utilização do SDR, dependendo da forma de distribuição e de recepção do sinal que os broadcasters utilizarem – se já por set-top box, OTT ou espectro.

Outro dos temas abordados pelo especialista da Panasonic foi o HDR/SDR e como este pode ajudar os radiodifusores na hora de criar um workflow em UHD em suas emissoras. Ugo abordou, também, as diferenças que se estabelecem nos equipamentos e comentou a utilização de um ISSO nativo nas câmeras na hora da captação das imagens.

Antes de encerrar a sua fala, o palestrante descreveu as diferenças do sistema VOIP e do sistema 12G-SDI e, por fim, mostrou a importância de se desenvolver um workflow em 4K.

“A opção da Panasonic é por um sistema que seja interoperável, no qual se possam utilizar ambos os sistemas, dependendo da situação”, concluiu.

Acompanhe todas as palestras na Revista da SET.

Veja mais na edição especial da Revista da SET de Abril de 2016

Transmissão ao vivo desde a NAB 2016

A Revista da SET, acompanhando as tendências tecnológicas inovadoras, irá utilizar o aplicativo Periscope, que possibilita transmissão de áudio e vídeo em tempo real, em sua cobertura no Congresso da NAB e NabShow diretamente de Las Vegas nos Estados Unidos.

Para poder acompanhar as transmissões o interessado deverá adquirir gratuitamente o aplicativo em sua loja IOS ou GooglePlay.

Outra forma de acompanhar é seguir a conta do Twitter da revista: @Revistadaset, pois assim a cada início de transmissão uma notificação será enviada para o usuário.

Serviço

Evento: SET e Trinta/SET Breakfast @ NABShow
Datas: 18, 19 e 20 de abril
Horários: 6h30 às 9h40
Local: Sala N116, Pavilhão Norte

Por Fernando Moura e Francisco Machado Filho em Las Vegas.

Edição em São Paulo, Gabriel Cortez

Post Tags: