Avid apresenta o Avid Everywhere

Se levarmos em conta a coletiva que inaugurou os eventos de imprensa da NAB 2014, podemos esperar grandes novidades para a feira deste ano. Realizada no dia 5 de Abril no Hotel Bellagio, em Las Vegas, o Avid Connect 2014 apresentou a que a fabricante americana veio para sua 25ª NAB.

O evento, que contou com ares de super-produção, teve como anfitrião Louis Hernandes Jr., CEO e Presidente da Avid e durou cerca de duas horas. Durante este tempo, o executivo apresentou um grande contexto dos desafios que o mercado tem encontrado em termos de produção e distribuição para finalmente trazer à todos a nova plataforma da empresa, o Avid Everywhere.

“As vezes as grandes empresas que são líderes de mercado, demoram um pouco para adaptar-se à novas realidades”, afirmou Hernandez buscando tranquilizar um pouco o mercado com relação aos últimos percalços da companhia. “Nossa visão hoje é de conectar as pessoas por meio da tecnologia”, explicou. A abertura da fala do presidente já antevia um pouco da visão de mercado que a Avid pretende trazer de agora em diante.

Após apresentar um contexto sobre a transformação dos workflows de produção, colaboração e entrega de conteúdo, ponto já bastante abordado por todas empresas do setor, Hernandez finalmente apresentou oficialmente a plataforma Avid Everywhere. “Trata-se de uma plataforma aberta que vai conectar o criador de conteúdo com o consumidor de conteúdo, ou seja, diminuir a distância que existe entre a produção e o consumo de conteúdo”, afirmou Hernandez.

Para explicar melhor o novo produto, o CEO usou uma analogia ao iOS, sistema operacional dos dispositivos móveis da Apple. “O Avid Everywhere é uma plataforma que pode integrar diversos aplicativos, inclusive de terceiros, e que permite que todos se conversem para solucionar os diversos desafios de produção e distribuição multiformato e multiplataforma”, afirmou.

O sistema é dividido nas seguintes plataformas: Artist Suite, que traz os diversos aplicativos de criação de conteúdo, como o Media Composer e o Pro Tools; Media Suite, que traz a inserção de metadados, proteção e encriptação, e MAM; Storage Suite, que aborda as funções de Ingest e Playout e Storages. “Graças a esta nova plataforma, é possível acessar as funcionalidades diretamente de dentro de qualquer aplicativo, como por exemplo, adicionar metadados direto da NLE”, explicou Hernandez. 

A plataforma é pensada para ser acessada de qualquer dispositivo e, em tese, sob qualquer condição de conectividade. “Estamos tornando realidade o mundo ideal onde basta fazer uma busca e conseguir achar o conteúdo desejado, sem a necessidade de mover todos os ativos de mídia para o mesmo storage, de inserir metadados direto na edição, poupando a necessidade de investir em pessoal para este trabalho manual”, explicou.

Por fim, entre as ideias mais “revolucionárias”, da novidade é o Avid Marketplace. Com esta funcionalidade, qualquer profissional de mídia independente pode criar conteúdo, inclusive de forma colaborativa pela própria plataforma, e disponibilizá-lo (vendê-lo) para uso de outros usuários Avid. “Estamos tornando possível um Jingle criado por um compositor de Los Angeles, com uma linha de guitarra de um músico de Londres, mixado por um técnico alemão ser comprado por uma agência de publicidade espanhola, tudo diretamente dentro do ambiente Avid”, finalizou.

Após as apresentações, Hernandez chamou ao palco Darryl Jefferson, vice-presidente da NBC e Chris Gahagan, vice-presidente de produtos da Avid para falar um pouco do uso que a plataforma teve durante a transmissão dos jogos olímpicos de inverno Sochi 2014. “Com a plataforma, formos capazes de gerir mais de 1.2 bilhões de clipes feitos por equipes diferentes, editadas em lugares diferentes, em uma transmissão simultânea em diversos pontos de nossa rede”, explicou Jefferson.

Agora fica a ansiedade para o início da feira para visitarmos o estande da Avid e ver o que do sistema já está disponível, quanto vai custar e tirar mais dúvidas conceituais sobre o processo.