SET e TRINTA: Transmissões satelitais em Ultra HD

SET e Trinta 2016Mudando outra vez o tema do SET e Trinta na manhã do dia 18 de abril, Cristi Damian, da Advantech Wireless, na palestra “Alcance sua audiência com a melhor qualidade de imagem: solução via satélite ultra HD está pronta para ser usada em broadcast”, abordou como realizar o envio de sinal 4K UHD via satélite.

Em sua exposição, o executivo da Advantech analisou a distribuição de conteúdo em redes de Ultra Alta Definição (UHD) e contou o que esta tecnologia requer em termos de soluções de banda larga de alta eficiência e maximização da otimização de recursos de satélite.

Segundo o palestrante, para poder pensar em transmitir 4K, é preciso ter um sistema de distribuição aceitado e claro e ter “claro que tipo de SNG serão utilizados para este tipo de transmissão UHD”.

Ele disse que hoje temos a tecnologia de captação, mas, afirmou que ainda é crítica a transmissão de vídeo nesta tecnologia, por isso, é necessário pensar em estruturas de RF muito fortes, com modulação ultralinear que possam “reduzir a banda utilizada porque ela é muito cara”, explicou.

O palestrante analisou, ainda, os modelos de teleportos utilizados para este tipo de transmissão e pontuou os principais desafios que as empresas de mídia necessitam superar para avançar às transições em UHD.

Antes de encerrar, o executivo descreveu o A-SAT-II, uma solução da Advantech que “se adapta dinamicamente a aplicações múltiplas de forma a minimizar e automatizar operações de redes e, assim, a oferecer a melhor experiência para o usuário”, ressaltou.

Damian lembrou, também, que a capacidade dinâmica de adaptação do A-SAT-II é perfeita para servidores DSNG que requerem mudanças no tamanho da banda antes e depois de transmissões reais de eventos ao vivo em UHD. O uso da banda de satélite pode ser reduzido ao mínimo. O sistema foi desenhado para garantir uma transmissão via satélite confiável, mesmo em condições hostis, englobando o Ultra HD e permitindo a contribuição em alta e ultra HD para TV móvel.

Acompanhe todas as palestras na Revista da SET.

https://set.org.br/eventos_nab_programacao.asp?ano=2016

Serviço

Evento: SET e Trinta/SET Breakfast @ NABShow

Datas: 18, 19 e 20 de abril

Horários: 6h30 às 9h40

Local: Sala N116, Pavilhão Norte

Veja mais na edição especial da Revista da SET de Abril de 2016

Por Fernando Moura e Francisco Machado Filho em Las Vegas. Edição em São Paulo, Gabriel Cortez

Post Tags: