SET e TRINTA: O futuro do IP

IP: Internet Protocol ou Integrated Production? Will Walters, diretor de marketing da NewTek, começou a sua exposição com esta pergunta, no primeiro dia do SET e Trinta 2016, para explicar os desenvolvimentos tecnológicos de sua companhia e abrir uma discussão a respeito do futuro do IP. Em seu discurso, o executivo analisou como os fluxos de trabalho com base em IP direcionarão a indústria de vídeo em um caminho inteiramente novo.
SET E TRINTA 2016“Hoje, muita gente se pergunta para onde ir, se usar o IP ou continuar com banda base”, afirmou o executivo, lembrando que estamos em um processo de transição: “A implementação deve ser gradativa. Vivemos uma pressão do mercado, com uma indústria de TI de 3,7 bilhões de dólares contra um mercado de apenas 40 bilhões para a indústria broadcast, por isso a que tomar precauções”, ponderou.

Para Walters os broascasters devem ter em conta a escala, qual infraestrutura SDI utilizam, e como ela esta conectada, uma vez que há imensas possibilidades para desenvolver infraestruturas.

“O mais difícil é trabalhar em workflows mistos. No IBC 2015, apresentamos o NDI, Network Device Interface, uma solução que trabalha com software base automaticamente e é transparente aos diferentes networks de Ethernet. Opera em real time com um frame rate independente e uma latência muita baixa, sendo bidirecional e extremamente simples de implementar devido aos seu software”, exemplificou.

O executivo ressaltou, ainda, que a empresa deve pensar no processo e analisá-lo bem antes de assumir que fará e como fará a transição ao IP. Neste ponto, pensar em latência, network, qualidade, e quantidade de vídeo é fundamental, na visão do palestrante; assim como pensar em como se adaptar a estruturas 4K ou 8K, no futuro, “em estruturas que sejam transparentes”.

Neste contexto, o expositor voltou a sua fala às mais importantes funcionalidades da plataforma Tricaster, da NewTek, e explicou como essa ferramenta pode ajudar os radiodifusores neste novo cenário. No final da palestra, Walters avançou para algumas outras soluções da companhia, com destaque para a NewTek Connect Pro, e mostrou como ela pode ser utilizado para “conectar diferentes workflows de trabalho”.

Acompanhe todas as palestras na Revista da SET.

https://set.org.br/eventos_nab_programacao.asp?ano=2016

Serviço

Evento: SET e Trinta/SET Breakfast @ NABShow

Datas: 18, 19 e 20 de abril

Horários: 6h30 às 9h40

Local: Sala N116, Pavilhão Norte

Veja mais na edição especial da Revista da SET de Abril de 2016

Por Fernando Moura e Francisco Machado Filho em Las Vegas. Edição em São Paulo, Gabriel Cortez.

Post Tags: