SET e Trinta: O AoIP é uma realidade

Ken Tankel (LINEAR ACOUSTIC) afirmou na palestra “Áudio sobre IP e as novas possibilidades nos projetos de instalações de Broadcast”. A palestra, a primeira específica sobre áudio sobre IP mostrou aos presentes os diferenciais do AoIP e como ele pode melhorar o desempenho dos radiodifusores.

“O áudio sobre IP proporcionará novas oportunidades para aumentar a funcionalidade e reduzir os custos em instalações de transmissão. As instalações tradicionais de transmissão são construídas usando uma série de unidades individuais de hardware e totalmente independentes, que são conectadas uma seguindo a outra, em uma cadeia. Cada uma das unidades da rede realiza uma tarefa altamente especializada e transmite os sinais de transmissão para a próxima unidade. É necessário um grande número de dispositivos de distribuição de sinal e um número impressionante de protocolos, cabos, cabo e tipos de conectores. A instalação não é intuitiva e exige recursos significativos de múltiplos fornecedores localizados em diferentes fusos horários”, afirma.

Tankel explicou que o AoIP tem benefícios nos custos, é flexível pensando na sua capacidade de adaptação aos processos, as interfaces que permite desenvolver e a forma universal de contribuição.

Para o executivo é preciso avaliar o futuro, e pensar que o áudio por IP permite obter várias opções de redundância e permite uma consolidação do áudio e seu gerenciamento. “Para que uma emissora trabalhe com áudio digital, não há outra maneira senão a de trabalhar em redes de AoIP e com elas avançar para soluções complexas onde se possa optimizar o áudio e sua qualidade”.

Acompanhe a cobertura completa do SET e Trinta, o seminário exclusivo da SET que reúne opinião de leaders, profissionais e empresas para discutir as principais novidades em tecnologia de broadcasting e novas mídias durante o NABShow, em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos.

Este ano, o evento acontece entre os dias 13, 14 e 15 de abril, nas salas N116, N117 e N118 do pavilhão de exposições. As atividades começam sempre às 7 da manhã e terminam por volta das 9 horas, quando a feira americana começa.

Confira o cronograma completo em:
www.set.org.br/eventos_nab_programacao.asp?ano=2015 5

Por Fernando Moura, em Las Vegas