ARRI

A ARRI, empresa alemã que está comemorando os seus primeiros 100 anos de vida, teve como um dos principais destaques na NAB 2017 a atualização de software da AMIRA 5.0, que refina o modo Multicam, uma interface aberta e flexível para aplicações broadcast com múltiplas câmeras.
Disponível para todos os modelos AMIRA, o modo Multicam possibilita uma melhora na qualidade de imagem do sensor ALEV III da ARRI, também usado pela ALEXA e disponível para produções multicâmera.
Em entrevista à Revista da SET, Mario Giannini, da Arri Brasil, afirmou que um dos principais recursos Multicam introduzido com o SUP 5.0 é o suporte dual 6G UHD-SDI, que melhora a taxa de dados de saída do SDI da câmera, sendo suficiente para permitir gra-vação externa em 4K UHD em taxas de quadro de até 60 fps. 
O SUP 5.0 permitirá que looks criados com base em 3D LUTs sejam carregados na AMIRA e usados no modo Multicam. “A AMIRA Multicam foi projetada para ter uma interface aberta e flexível”, explica.
Giannini acredita que os desafios aumentam em uma indústria em convergência, porque a empresa trabalha com equipamentos de altíssimo padrão e muitas em-presas produzem conteúdos para plataformas online. “Nós trabalhamos com produtos topo de linha, que nos últimos anos pareciam pertencer a um mercado diferen-te, mas hoje vemos que temos muitos longa-metragem, comercias da TV e cinema que precisam de equipamentos de qualidade. Por isso, os profissionais buscam qualidade, a entrega da ARRI de produtos anamórficos está mudando o conceito de qualidade. No fim, o que os profissionais querem é produzir conteúdos diferen-tes, e para isso, é preciso qualidade”, argumentou.

100 anos de história
A empresa nasceu em setembro de 1917 quando August Arnold e Robert Richter alugaram uma antiga pequena loja de sapateiro em Munique, na Alemanha, e montaram uma empresa de tecnologia de cinema. Os jovens ami-gos começaram com apenas um produto, uma máquina copiadora. Construíram em um torno que Ritcher havia ganhado de presente de Natal de seus pais. Tomando as duas primeiras letras de seus sobreno-mes, eles batizaram o nome da nova em-presa como ARRI. A empresa afirma que a comemoração principal será no próximo IBC em Amsterdam, Holanda, que se rea- liza de 14 a 19 de setembro de 2017.