Playout na Nuvem

SET Centro-Oeste 2015Continuando com um seminário dedicado as novas ferramentas para engenharia de TV, Amaury Pereira da Silva Filho (Imagine Communications) analisou como as empresas de radiodifusão e organizações de mídia estão utilizando o playout na nuvem, não só para melhorar sua operação, mas também como método de protecção.

Silva Filho disse que o principal objetivo da sua apresentação no SET Regional Centro-Oeste, foi trazer a capital “uma ótica para o assunto, uma oportunidade para debatermos um tema que esta bastante em evidência no momento”.

O executivo explicou quais são os possíveis problemas que podem existir no “playout” televisivo e como “trabalhar planos de recuperação de desastres (Disaster Recovery Plan) que permitam ter ferramentas para melhorar possíveis situações de desastres que podem ser provocados por desastres naturais e não naturais. Dos últimos, os principais passam por falha de hardware, a falha de energia, dados corrompidos, erro operacional e desastres naturais”.

Ele disse que 44% das empresas que tem alguma ocorrência fazem mudanças após algum problema de interrupção aconteça, pelo que é bom “criar um plano de contingência antes do desastre ocorrer”.

Para o executivo uma das soluções para evitar “desastres passa pela utilização de uma plataforma virtualizada que pode ou não estar ligada a Cloud”.

Ele finalizou afirmando que tecnologia “tem de trazer algum benefício, senão não podemos pensar nela. Com ela temos de poder fazer algo melhor com menos, ajudar-nos a simplificar os recursos e as melhorar os processos”.

SET CENTRO-OESTE 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, serviços satelitais, normas e regulações, entre outros. O encontro se realiza nos dias 6 e 7 de Outubro de 2015 em Brasília, Distrito Federal.

O seminário acontece das 9h às 17h no Centro de Convenções Brasil 21 – SHS Quadra 6, Bloco D – Asa Sul 70316-000  Brasília – DF – Brasil, e é realizado pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) com parceria institucional da ABERT e da EBC.

Confira a programação completa em:
https://www.set.org.br/eventos_regionais_centrooeste.asp?ano=2015
Por Fernando Moura, em Brasília

Post Tags: