Eficiência em transmissão e contribuição para o jornalismo

Erick Soares (Sony) abriu a sua palestra “Tecnologias de transmissão e contribuição para jornalismo”, afirmando que o “mercado busca várias melhorias, como a resolução, como HDR, e novas ferramentas com pilar para a eficiência dos equipamentos”.

Assim, o engenheiro da Sony trouxe à capital federal uma visão das tecnologias mais recentes para permitir novos fluxos de trabalho para a produção e operação de jornalismo e discutiu  como o uso de redes de telefonia celular, bem como redes Wi-Fi, torna possível realizar tanto a transmissão ao vivo quanto a contribuição de arquivos. Como essas tecnologias podem trazer benefícios, bem como podem ser associadas a serviços de cloud para permitir operações diferenciadas.

Soares mostrou como é possível realizar contribuições através de “live streaming para a emissora, seja para realizar contribuições ao vivo ou ter capacidade de produção com o envio de arquivos desde a rua para emissora para utilizar os materiais antes que as equipes de externa retornem à redação”.

Assim, disse Soares, as câmeras já não são apenas um equipamento de captação de imagens, hoje elas permitem “agilizar a capacidade de produção com hipótese de edição no cloud de forma remota de clips em baixa resolução, gerando uma dinâmica de produção mais rápida e flexível”.

SET CENTRO-OESTE 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, serviços satelitais, normas e regulações, entre outros. O encontro se realiza nos dias 6 e 7 de Outubro de 2015 em Brasília, Distrito Federal.

O seminário acontece das 9h às 17h no Centro de Convenções Brasil 21 – SHS Quadra 6, Bloco D – Asa Sul 70316-000  Brasília – DF – Brasil, e é realizado pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) com parceria institucional da ABERT e da EBC.

Confira a programação completa em:
https://www.set.org.br/eventos_regionais_centrooeste.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Brasília