Compartilhamento de Sites em Brasília

SET Centro-Oeste 2015Fernando Matos (SET/SBT) trouxe ao SET Regional Centro-Oeste as vantagens da Torre Digital de Brasília, uma torre de TV Digital que é compartilhada por várias emissoras da capital federal.

Assim, ele disse que as redes de TV têm buscado opções de baixo custo para a implantação do DTV nas cidades pequenas, onde o investimento não apresenta o mesmo retorno dos grandes centros ou mesmo de cidades médias, já que o custo de instalação por habitante atingido é muito grande.

Para Matos, neste sentido, é essencial a otimização dos recursos técnicos e financeiros, o que pode ser obtido trabalhando o compartilhamento e otimização da infraestrutura dos sites e da instalação dos equipamentos, a fim de reduzir o custo com o objetivo de atingir a cobertura do maior número de localidades com os recursos disponíveis.

Ele disse que o modelo sugere que  várias emissoras estabeleçam um projeto de infraestrutura compartilhado, mas que operam de forma individualizada, o que gera aumento do “rateio de custos de infraestrutura, maior presença das emissoras no site, maior controle do projeto”, mas tem como principal desvantagem o alinhamento das decisões, que são mais lentas porque “são compartilhadas”.

SET CENTRO-OESTE 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, serviços satelitais, normas e regulações, entre outros. O encontro se realiza nos dias 6 e 7 de Outubro de 2015 em Brasília, Distrito Federal.

O seminário acontece das 9h às 17h no Centro de Convenções Brasil 21 – SHS Quadra 6, Bloco D – Asa Sul 70316-000  Brasília – DF – Brasil, e é realizado pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) com parceria institucional da ABERT e da EBC.

Confira a programação completa em:
https://www.set.org.br/eventos_regionais_centrooeste.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Brasília