Compartilhamento de infraestrutura é destaque do SET Centro-Oeste 2019

 A SM Facilities participará do painel: “Compartilhamento de infraestrutura para transmissão de TV: o Brasil profundo”, em evento que vai debater tendências tecnológicas e novas oportunidades de negócios no setor de mídia e entretenimento audiovisual

O SET Centro-Oeste 2019 se realiza nos dias 8 e 9 de outubro, em Goiânia no auditório da Escola de Engenharia da PUC-Goiás. Dentre todos os painéis, o sobre compartilhamento de infraestrutura para transmissão de TV no Brasil deverá chamar atenção dos convidados.

Em comunicado, a SM Facilities afirma que afastados das principais cidades do Brasil, alguns municípios do “Brasil profundo aguardam ainda com ansiedade a migração do sinal analógico para o digital, devido a dificuldades como custos das emissoras, espaço, operação, etc. A ideia do painel é discutir soluções para compartilhamento de infraestrutura de transmissão nestas regiões, com o compartilhamento sendo uma das principais soluções para completar a migração, de forma garantir o switch-off em mais de 4 mil municípios até 2023”.

A empresa de Curitiba, representada pelo coordenador de Projetos de Radiodifusão, Luiz Ricardo Tonin, participará do painel que tem o tema: “Compartilhamento de infraestrutura para transmissão de TV: o Brasil profundo”, onde contará sua expertise no assunto analisando o SM Slimcast, produto desenvolvido pela equipe de engenheiros da empresa, que “dá a possibilidade de expansão da área de cobertura de TV digital para as cidades do interior do Brasil com menor impacto financeiro de implantação e operação, fazendo do SM Slimcast uma inovação em radiodifusão, desde a solução técnica até o modelo de gestão do negócio”, explicou Tonin.

Este case de compartilhamento de sucesso que já foi apresentado em agosto passado, em São Paulo, no SET EXPO 2019, e no Congresso da AERP, em Curitiba “é o da cidade de Espumoso, no Rio Grande do Sul. As emissoras SBT, RBS TV (afiliada Globo no Rio Grande do Sul) e a TV Pampa (afiliada da RedeTV!), compartilhando um site com a solução SM Slimcast, que também permite a instalação do site em locais com espaços reduzidos, totalmente customizado para a região, o que possibilita o redirecionamento de investimentos da emissora para outras áreas estratégicas”.

Ao desenvolver uma solução única, de baixo custo, a SM Facilities afirma que “esta é a melhor solução hoje no mercado para expansão da área de cobertura de TV digital nas cidades do interior do Brasil. A solução consiste em uma única estrutura em formato de poste de fibra de vidro altamente resistente, de fácil e rápida instalação, com todos os equipamentos necessários para a transmissão instalados dentro da própria estrutura, fácil acesso à manutenção, que funciona como abrigo e possibilita a implantação mesmo em locais com espaços reduzidos”.

Por Fernando Moura, em São Paulo