URSA Broadcast capta telenovela chilena

“Amor a la Catalán”, novela do Canal 13 de Chile produzida pela produtora AGTV, incorporou um fluxo de trabalho Blackmagic Design completo, incluindo seis câmeras URSA Broadcast

A Blackmagic informa em comunicado que “para trazer a história à vida com um valor de produção mais elevado, porém ainda dentro no orçamento, a AGTV decidiu implementar um fluxo de trabalho com produtos Blackmagic Design, começando pelas câmeras URSA Broadcast”.  Novela é uma comédia romântica criada e dirigida por Vicente Sabatini, produtor e diretor de televisão, e Pablo Ávila, produtor de novelas e dono da AGTV. A novela estreou no Canal 13 no verão passado, e a segunda temporada já está em produção. A trama gira em torno de Fernando, um padeiro que esconde um segredo de sua família por mais de trinta anos.

“Quando vimos a maneira que o Canal 13 havia utilizado os produtos da Blackmagic Design em ‘Preciosas’, resolvemos recriar o fluxo de trabalho para obter a mesma qualidade”, disse César Norambuena, gerente de operações da AGTV. “No caso de ‘Amor a la Catalán’, dividimos as câmeras URSA Broadcast em dois grupos: a primeira unidade incluía três câmeras, que usamos como câmeras principais no estúdio, enquanto a segunda unidade consistia em duas câmeras, que usamos principalmente em cenas externas. Nossa sexta câmera atuou como um backup para a equipe.”

Ao usar três câmeras simultaneamente no estúdio, Norambuena e sua equipe puderam filmar cenas em uma única tomada, eliminando a necessidade de refilmagens para captar diferentes ângulos e reações dos atores. A segunda unidade estava preparada para pegar e sair usando, sempre com as baterias carregadas, possibilitando a utilização em cenas externas a qualquer momento, conforme as necessidades da equipe.

Para ajudar a maximizar a eficiência durante a produção, a equipe utilizou um ATEM Camera Control Panel para monitorar e ajustar o balanço de cores, a velocidade do obturador e muito mais, liberando a equipe de câmera para se concentrar em outras atividades durante as filmagens, explica o comunicado da empresa australiana.

“Nossas filmagens podem durar até dez horas, e as câmeras URSA Broadcast nunca nos deixaram na mão”, observou Norambuena. “Elas são muito confiáveis, e nossa equipe tem conseguido se adaptar rapidamente e usá-las de maneira eficiente durante filmagens mais longas. Muitos membros de nossa equipe de câmera estavam acostumados com câmeras broadcast comuns, portanto conseguimos encontrar uma câmera que é basicamente dois em um, com controles broadcast tradicionais, mas características cinematográficas.”

Além da gravação em 4K, Norambuena e sua equipe se beneficiaram de cores ricas, imagens nítidas, extenso suporte para diferentes codecs e compatibilidade com as lentes que já possuíam. A AGTV, também, recorreu aos switchers de produção ao vivo ATEM Television Studio Pro HD e ATEM Production Studio 4K, um gravador HyperDeck Studio Mini em ambas unidades de câmera para gravação adicional, um monitor SmartScope Duo 4K e um ATEM Talkback Converter 4K, que permitiram que os operadores de câmera mantivessem a comunicação com o diretor ao se afastarem das câmeras URSA Broadcast para deixar a ação se desenrolar ininterruptamente.

“Utilizar Blackmagic Design nessa produção tem sido uma experiência incrível. Os equipamentos se integraram ao nosso fluxo de trabalho de maneira fluida e a qualidade é fenomenal. Estamos animados para começar a próxima temporada de ‘Amor a la Catalán’ e, mais uma vez, confiaremos na Blackmagic Design para realizar uma produção fantástica”, concluiu Norambuena.