NHK faz parceria com Eutelsat para lançamento do primeiro canal 8K do mundo

TV pública japonesa transmitiu imagens ao vivo do Vaticano em 8K via satélite EUTELSAT 12 West B para seu novo canal BS8K

A NHK, emissora nacional do Japão, fez uma parceria com a Eutelsat Communications  para lançar o primeiro canal 8K do mundo, o BS8K. A transmissão ao vivo ocorreu no dia 2 de dezembro a partir do Vaticano, de onde as imagens foram transmitidas para Tóquio pelo satélite EUTELSAT 12 West B com um uplink móvel fornecido pela M-three Satcom. Este evento marcante da NHK estabeleceu novo parâmetro para a transmissão de 8K via satélite.

Para alcançar essa conquista tecnologicamente desafiadora, a NHK contou com a modulação DVB-S2X, em 16APSK e codificação HEVC. As imagens (7680 pixels sobre 4320 linhas, com surpreendentes 33,3 milhões de pixels por imagem) foram tiradas a 60 quadros por segundo no espectro de cores BT2020, com 10 bits de profundidade de cor (1 bilhão de cores) e alta faixa dinâmica HLG (Hybrid Log Gamma), combinado com canal de áudio 22,2.

Entrando no ar hoje no Japão, o BS8K apresenta imagens em Ultra HD de 8K dos principais eventos culturais e esportivos, museus e paisagens naturais, proporcionando aos espectadores uma experiência totalmente imersiva que será transmitida 12 horas por dia. O canal permitirá novos testes com 8K antes da implantação em larga escala do formato para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2020.

Gerry O’Sullivan, Vice-Presidente Executivo de TV Global e Vídeo da Eutelsat, afirmou: “A Eutelsat foi pioneira no fornecimento de formatos HD e Ultra HD desde a sua criação, e essa transmissão confirma a posição única do satélite como uma das tecnologias vitais capazes de transmitir 8K sinais. Estamos ansiosos para trabalhar lado a lado com clientes como a NHK, pois eles continuam a elevar o nível da indústria da televisão para oferecer a melhor experiência de vídeo possível aos espectadores”.