IBC 2019: Blackmagic Design anuncia ATEM Mini

E o Blackmagic Video Assist 12G, entre os principais destaques da empresa em Amsterdã

Empresa australiana anunciou o ATEM Mini, um novo switcher de produção ao vivo de baixo custo, desenvolvido especificamente para viabilizar streaming ao vivo no YouTube e apresentações de negócios via Skype.

O novo ATEM Mini “facilita a criação de produções multicâmera profissionais para streaming ao vivo no YouTube ou apresentações de negócios inovadoras via Skype. Basta conectar o ATEM Mini e os clientes podem fazer cortes ao vivo entre quatro entradas de câmera de vídeo de alta qualidade com imagens consideravelmente superiores”, explica a empresa em comunicado.

Segundo a empresa, os clientes podem até mesmo conectar um computador para apresentar slides do PowerPoint ou adicionar um console de videogame. O DVE integrado também pode ser usado para efeitos imagem em imagem incríveis, perfeitos para comentários ao vivo. Há também vários efeitos de vídeo. Para streaming ao vivo, o ATEM Mini tem uma saída USB que funciona como uma webcam, assim os clientes podem se conectar a qualquer software de vídeo. Ele também possui saída de vídeo HDMI para projetores. Com as entradas de microfone, é possível utilizar microfones de mesa e microfones de lapela de alta qualidade para entrevistas e apresentações.

O ATEM Mini possui um design compacto baseado em painel de controle com todas as conexões de vídeo, áudio e controle no painel traseiro. O painel frontal inclui botões fáceis de usar que permitem selecionar fontes, ajustar entradas de áudio, bem como selecionar efeitos de vídeo e transições. O painel traseiro inclui entradas HDMI para conectar câmeras ou computadores, além de entradas de microfone adicionais. A saída de programa do ATEM Mini é enviada via saída de vídeo HDMI, bem como via USB para a saída de webcam. Os botões do painel frontal são grandes e fáceis de usar pelo tato, portanto é até possível usar o switcher e apresentar ao mesmo tempo. Os clientes também contam com um mixer para fazer a mixagem de áudio ao vivo.

O ATEM Mini chega com botões de entrada numerados de 1 a 4 no painel frontal para alternar ou cortar entre as fontes de vídeo. É possível escolher entre cortes secos ou transições de efeitos selecionando os botões “Cut” ou “Auto” no painel. Ao contrário do corte seco, o botão “Auto” instrui o ATEM Mini a utilizar um efeito de vídeo predeterminado ao alternar entre as entradas. Os clientes podem escolher entre transições emocionantes, como uma dissolução tradicional, ou efeitos mais dramáticos, como imersões coloridas, efeitos DVE para encolher e empurrar imagens. O DVE é perfeito para efeitos imagem em imagem, e os clientes podem configurar posições de imagem diferentes instantaneamente através dos botões no painel de controle. Há também uma memória de quadro para títulos e grafismos que pode ser acessada através do aplicativo de controle externo, explica o comunicado

Blackmagic Video Assist 12G

Os lançamentos incluem telas HDR mais brilhantes, escopos integrados, baterias aprimoradas, 12G-SDI e muito mais. A solução adiciona monitoramento e gravação profissional a qualquer câmera SDI ou HDMI em todos os formatos HD, Ultra HD, DCI 2K e 4K.

O novo design inclui inovações como telas mais brilhantes para trabalhos HDR, luz de sinalização, quatro escopos integrados, recursos de assistência de foco aprimorados, LUTs 3D e gravação nativa de Blackmagic RAW em câmeras compatíveis. Com 12G-SDI e HDMI 2.0 tanto no modelo de 5” quanto no modelo de 7”, os clientes obtêm suporte para gravação a partir de praticamente qualquer dispositivo em todos os formatos até 2160p60. Uma tela de toque mais brilhante garante uma melhor visualização das imagens ao gravar em filme digital HDR, ou ao gravar ao ar livre sob a luz do sol. O novo design também conta com baterias atualizadas e suporta duas baterias série L padrão da Sony. Isto significa que o Blackmagic Video Assist 12G é incrivelmente versátil e é a solução perfeita para a próxima geração de filmagens de cinema digital, masterização de produção ao vivo e testes e medições broadcast, explicou a empresa na capital holandesa.
Existem duas versões do modelo Blackmagic Video Assist 12G, cada uma com uma interface inovadora que inclui botões de controle tradicionais e uma tela sensível ao toque para visualizar as gravações. O modelo Blackmagic Video Assist 7″ 12G é o único que inclui dois compartimentos de mídia, mas os dois modelos incluem 12G-SDI para Ultra HD de taxas de quadro elevadas, entradas analógicas para áudio, gravação em discos externos USB-C, alto-falante no painel frontal e entrada para fones de ouvido na lateral. Os clientes também contam com dois compartimentos de bateria na parte traseira para montar baterias série L da Sony, obtendo alimentação suficiente para as telas HDR mais brilhantes e sistemas eletrônicos de velocidade mais elevada para Ultra HD. Uma fonte de alimentação universal de 12 V é incluída para uso no estúdio ou em locação.

Texto: Fernando Moura em São Paulo. Fotos: Paulo Galante em Amsterdã