Hispasat patrocina a VII edição do Concurso Espacial Apolo para estudantes

A operadora outorgará o prêmio na categoria de Pesquisa sob o tema “Utilidade e benefícios dos satélites” a estudantes ibero-americanos de 14 a 16 anos

O Concurso Apolo, direcionado a estudantes espanhóis e ibero-americanos, é organizado pelo Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA), pela Universidade de Zaragoza, pela Fundação Albireo e pela Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) do Peru.

Trata-se de um concurso sobre pesquisa e exploração espacial que tem como objetivo romper a lacuna existente entre ciência e humanas, promover a comunicação entre ambas as áreas e favorecer a atitude colaborativa e o trabalho em equipe entre os estudantes. Será outorgado um prêmio a cada uma das seis categorias a seguir: pesquisa, narrativa/comic, robótica, multimídia, artística e experimental. Poderão participar equipes de todos os centros de ensino da Espanha e Ibero-América, ou de qualquer outro país, desde que apresentados em espanhol ou português.

Os trabalhos apresentados pelos participantes deverão expor como os satélites, sejam científicos, de comunicações, meteorológicos ou de observação da Terra, ajudam no desenvolvimento da ciência, da sociedade e em distintos aspectos da vida cotidiana além do bem-estar das pessoas.

Cristina Domingos, da direção de Comunicação da Hispamar, disse à reportagem da Revista da SET que seria muito relevante que “o concurso tivesse a participação de alguma equipe brasileira” para divulgar o trabalho realizado no Brasil pela empresa e mostrar o trabalho do alunos brasileiros na Espanha.

Cristina explicou que no concurso serão selecionados no máximo trinta e seis trabalhos finalistas que receberão um certificado por terem sido pré-selecionados. Um júri formado por pessoas de prestígio reconhecido no mundo da educação e no setor aeroespacial escolherá uma equipe ganhadora de cada categoria, que desfrutará de uma estadia espacial em Madri durante o mês de junho com todas as despesas pagas (viagem, estadia e manutenção). Durante a estadia, os alunos e professores realizarão todo tipo de atividades relacionadas ao mundo espacial, como oficinas, visitas, atividades lúdicas e culturais. Além disso, os ganhadores participarão de uma cerimônia pública onde será realizada a entrega de seus diplomas. As regras do concurso podem ser consultadas em

http://www.concursoapolo.com/pt/concurso/regras-do-concurso

Por Fernando Moura, em São Paulo