Codecs ProRes RAW e DNx agora suportados no Media Composer

Avid anunciou que IBC 2019 que a plataforma terá o codec Apple ProRes RAW de forma nativa, e a Apple disponibilizará decoders de 64-bit para DNxHR e DNxHD através do pacote Pro Video Formats, com download gratuito

No último IBC realizado em Amsterdã, a Avid anunciou que o sistema de edição Avid Media Composer passou a suportar o codec Apple ProRes RAW de forma nativa, além reproduzir e codificar arquivos ProRes na plataforma Windows. Ainda, foi confirmado que a Apple disponibilizará decoders de 64-bit para DNxHR e DNxHD através do pacote Pro Video Formats, com download gratuito.

Avid explicou em comunicado que “estas integrações economizam o tempo de editores e pós-produtoras na criação de conteúdos com a qualidade do ProRes, independente do sistema operacional adotado. O alto desempenho alcançado pelo codec garante edição em tempo real sem complicações e com resultados excepcionais”.

De fato, explica CIS Group, a distribuidora local, a disponibilidade do ProRes para usuários do Avid Media Composer no Windows permitirá ainda trabalhos em SD, HD, 2K, 4K ou formatos maiores, preservando as características das imagens, sem consumir grandes espaços de armazenamento. Seja em macOS ou Windows, “o suporte nativo ao ProRes RAW traz os benefícios da compressão ProRes aplicada aos dados em RAW gerados pelos sensores das câmeras, com ganhos na flexibilidade de edição, performance e distribuição em alta resolução”.

Assim, “a possibilidade de usar decoders para DNxHD e DNxHR em ambiente macOS são um tremendo benefício para os criadores de conteúdo que usam produtos Apple e Avid, garantindo longa vida aos materiais em arquivos MXF e QuickTime, codificados em DNx”, finaliza o comunicado.

Por Fernando Moura, em São Paulo