Streaming e streamers são foco de empresas no SET EXPO

Aluno do curso de Design Digital da PUC-Campinas analisa  as alternativas e soluções para produções que serão veiculadas por streaming

por Victor Hugo Evangelista* e Fernando Moura

Dentre os diversos produ-tos expostos, os que mais chamaram a atenção foram os voltados para streaming (transmissão ao vivo), destacando-se os produtos exclusivos para supor-tar plataformas de streaming como a Youcast e a Digil. Também merecem destaque os aparelhos para captura da imagem de câmera como o Live Shell X da Cerevo e o Webpresent da Blackmagic Design, além dos re-nomados microfones da Shure e da Sennheiser. As inúmeras câmeras da Canon, Sony, Panasonic, Blackmagic e outros produtos tais como painéis de iluminação e mesas de corte, tam-bém apresentaram opções muito in-teressantes. Empresas de aluguel de equipamento, que ajudam a acelerar a montagem de produtores, também mereceram destaque.
Com tantas opções de soluções de streaming apresentadas, fica difícil saber qual a configuração mais rá-pida e prática para se realizar uma transmissão ao vivo. Por isso, a partir dos produtos presentes no evento, a reportagem da Revista da SET arrisca-se a sugerir a seguinte configuração:

CÂMERA
CANON XF205
Essa foi a câmera escolhida por ter uma lente grande angular F1.8 com zoom de 20X, uma lente clara e com a distância focal comparável a uma com sensor 35mm – neste equipa-mento CMOS HD Pro –, duas entra-das XLR com alimentação para os microfones e gravação de áudio de 4 canais; e por sua saída HDMI que permite uma resolução de vídeo de até 1080 50P e gravação em formato duplo: codec MPEG2 de transmissão padrão a 50 Mbps e MP4 em HD ou SD.

 

ILUMINAÇÃO
DEDOLIGHT TECPRO LITEFLEX
Dois painéis de Led flexíveis e com-pactos, pensados para mobilidade, com duas opções de energia, sendo uma fonte para ligar na tomada ou uma bateria padrão Sony BP-U60. Possui duas opções de temperaturas de cor de 3200K ou 5600K. Ofere-ce boa flexibilidade por facilitar as coisas na hora de transportar e de guardar.

 

MICROFONE
SHOTGUN SENNHEISER MKH 60-1
O microfone Shotgun Mkh 60-1 pos-sui uma estrutura leve, o que é ótimo, pois fica posicionado em cima da câmera. Possui alta sensibilidade, silenciamento de áudio lateral e dis-torção extremamente baixa graças à tecnologia de transdutor simétrico. Em resumo, um microfone de alta qualidade e leveza.
O equipamento trabalha em uma faixa de frequência de 50 – 20000 Hz, Saída balanceada sem transfor-mador e flutuante, e filtro de corte infra-sônico.

STREAMING
CEREVO LIVE SHELL.X
O Live Shell.X é um dispositivo de streaming de transmissão ao vivo com entrada HDMI com codificação até 1080/60p em H.265 – aceitando codificação H.264 –, e gravação em cartão microSD sem um PC. A solu-ção suporta multi-streaming simul-tâneo e tem a função de adicionar legendas. Possui uma entrada de cartão microSD para fazer a gravação da transmissão em Full HD, além de uma entrada HDMI, uma entrada LAN com fio e uma porta USB para um modem de internet. Sua bateria tem autonomia de 6h e a transmissão pode ser feita para até três platafor-mas ao mesmo tempo.
Com transmissão “estável de vídeo FULLHD é capaz de transmitir até 6 horas com a sua bateria interna, recarregável e substituível” afirma Sérgio Coimbra, do departamento de Vendas Video Streaming da Cerevo.
Além de H.264/AAC, LiveShell X tem codificação de ponta H.265/AAC. “Com H.265 você pode transmitir ví-deos pela metade da taxa de H.264, bit sem prejudicar a qualidade de ví-deo. Suporte para vídeos até 1080p/ 60fps e a uma taxa de 20Mbps. Li-veShell X permite transmissão de vídeo de qualidade adequada para qualquer profissional de produção em um dispositivo compacto, do ta-manho da palma de uma mão”, co-mentou Coimbra
O executivo afirma que é possí-vel realizar até três (3) streams si-multâneos “usando a função multi- -streaming transmitindo para vários servidores de streaming simultanea-mente, ao enviar vídeo para um ser-vidor de backup, ou pode transmi-tir múltiplos fluxos a um serviço de streaming com diferentes taxas de bits, já que suporta YouTube Live, Facebook Live, Twitch, Ustream, Wowza, Akamai, Limelight, RTMP, RTSP, entre outros”.

Conclusão
Considerando-se as novidades apresentadas no SET EXPO 2018, podemos concluir que uma confi-guração para streaming com uma câmera Canon XF205, um microfone Sennheiser Mkh 60-1, dois luzes De-dolight Tecpro Liteflex, e o Cerevo Live Shell.X, certamente possibilita-rá uma transmissão ao vivo pratica e rápida, com equipamentos peque-nos e podendo ser controlada por uma ou duas pessoas, não sendo necessária uma equipe grande de produção.

Victor Hugo Evangelista Victor Hugo Evangelista
Victor Hugo Evangelista é aluno do Prof. Dr. Fernando Carlos Moura no Curso de Design Digital da PUC Campinas. A Matéria resul-tou de uma parceria entre o Curso e a Revis-ta da SET para formar alunos interessados em tecnologia audiovisual promovida pela Revista da SET e o diretor Adjunto do Cur-so de Design Digital, Prof. Dr. Victor Kraide Corte Real.