• PT
  • EN
  • ES

SET Expo 2017

O SET EXPO 2017 se realizará de 21 a 24 de agosto, no Pavilhão Vermelho e no Centro de Convenções do Expo Center Norte em São Paulo

por Redação

© Foto: SET

O evento é composto pelas Conferências e pela Feira de produtos e e serviços. Nas conferências, os participantes discutem o gerenciamento, a produção, a transmissão e a distribuição de conteúdo eletrônico multimídia e debatem as normas e regulamentações vigentes com foco no cenário atual e o futuro das telecomunicações. Na Feira, os principais fabricantes do mercado nacional e internacional exibem seus produtos para um público que representa toda a cadeia produtiva da área audiovisual e da radiodifusão.
Os principais objetivos do SET EXPO são apresentar e discutir as inovações técnicas, as regulações e os novos produtos do mercado audiovisual, cobrindo toda a cadeia de produção, desde a criação até a distribuição.
Uma das principais novidades do SET EXPO 2017 será a realização simultânea do SET EXPO e a Convenção AES Brasil 2017. Na nova edição, os eventos preencherão a totalidade do Pavilhão Vermelho 1 e 2 do Expo Center Norte.
No ano passado, apesar da crise econômica vivida no Brasil, o SET EXPO contou com mais de 150 expositores, representando cerca de 400 marcas mundiais, mostrando as últimas novidades do setor. A expectativa de negócios relatada pelos expositores superou os 40 milhões de dólares, volume similar a 2015.
A SET realizou um estudo Demográfico SET EXPO 2016. Os dados compilados mostram que a maior parte do público da Feira é composta por profissionais denominados C-level (CEO, CIO, CFO, COO), ou seja, empresários tomadores de decisão na cadeia do broadcast, desde a produção de conteúdos à transmissão multiplataforma.
Dentre as áreas de interesse do público, destaca-se a produção (39,7%), seguida da transmissão (26,1%) e do setor de captação (19,5%). O Demographics mostrou também que houve visitantes de todos os estados brasileiros, sem exceção, e confirmou a atuação da SET em territórios internacionais, registrando a presença de 38 países, sendo Estados Unidos, Argentina e Chile os que mais enviaram participantes.

Um pouco de historia
O evento é realizado de forma integral pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). Fundada em 1988, a entidade é uma associação técnico-científica sem fins lucrativos, formada por empresas e profissionais de tecnologia e operação. Seu principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico em toda a cadeia da mídia eletrônica, da produção à entrega. Constitui o maior fórum de discussão de padrões e tendências para o mercado de criação, gestão e distribuição de conteúdo eletrônico no Brasil.
Com o objetivo de ser um órgão de profissionais de TV, em 1988 a SET iniciou seus trabalhos no Rio de Janeiro. No mesmo ano, foi realizado em São Paulo o primeiro Seminário de Tecnologia da SET, que hoje está integrado ao maior evento de Broadcast e Novas Mídias da América Latina, o SET EXPO. Em 1989, foi lançada a primeira Revista da SET que trazia, entre seus destaques, uma matéria sobre a norma PAL-M e outra sobre a elaboração do logotipo da SET.
No dia 25 de março de 2017, a SET comemorou os seus primeiros 29 anos de sua fundação. “São anos de aperfeiçoamento, estudos e con2017quistas que levaram a associação a um posto de referência no setor de broadcast, engenharia de TV e Rádio na América Latina”, comentou a Presidente da SET, Liliana Nakonechnyj.
A grande novidade para este ano é a retomada do Grupo de Trabalho de Rádio e do de Boas Práticas na TV Digital, e a criação do Grupo de Trabalho de Switch-off, afirma Liliana. “Somados aos Grupos de Estudo de IP e de IBB e o Grupo de Trabalho de Acessibilidade, a SET se posiciona acompanhando os principais assuntos do setor.”
“Com tantas conquistas, a SET tem o desafio de ser uma associação ainda mais produtiva e com mais benefícios para seus associados. Trabalharemos nessas metas durante o ano de 2017 e temos a certeza de que haverá ainda mais motivos para celebrar os 30 anos de SET no ano que vem”, finaliza a Presidente.

Parcerias da SET
Além dos 26 anos de parceria com o NAB Show, maior evento da categoria, neste ano a SET foi reconduzida à nova configuração do IBC Council, órgão consultivo composto por altos executivos seniores das áreas de mídia, entretenimento e tecnologia.
A SET mantém ainda acordos de cooperação e de parceria com cerca de 20 entidades nacionais e outras 11 internacionais que atuam no mercado de mídia eletrônica e de radiodifusão, são elas a SMPTE, nos EUA; Caper, na Argentina; Expotec, no Peru; Amitra (Broadcast México), no México; InterBEE, no Japão, Broadcast India Show e as associações AES, AIR-IAB, IABM e W3C Brasil.

Expositores confirmados SET EXPO 2017

AD Digital
Advantech Wireless
Alfred
ATEME
AVBB Corp.
Avicom Engenharia
AVP Mfg & Supply Inc.
Blackmagic
Brasvídeo
Canon
Castpal
Ceragon
Changhong
Comtech Xicom
Coship
Dalet
Datavideo
Digilab
EITV
Elemental Technologies
Enensys
Eurobrás
Eurocab Tecnologia
Eutelsat
Ficael
Floripatec
Foccus Digital
FOR-A
Fujifilm
Gecen
Gospell
Grass Valley
HBC Telecom
HiSilicon
HitachiIdeal Antenas
IF TELECOM
Intelsat
JVC
Kathrein
Lemo
Leyard
Mackenzie
MGE Broadcast
Nemal do Brasil
New Glee
Newtec
Ooyala
Opic Telecom/ Ross
Video
Panasonic
Pavilhão Internacional
Phase Engenharia
Playlist
Reako
Riedel
Rohde & Schwarz
RSCC
SAM
Savana Comunicações
SDB Multimidia
Harmonic
SDC
Seal Telecom
Seja Digital
SES
ShowCase
Shure Brasil
Sinteck
SM Facilities
Smart UPS
Snews
Solletec
Sonoton
Sony
Sotec
Spinner-Group
ST Video-Film
STI Telecom
Tecnovídeo
Tecsys
Tektronix
Teleponto
Teletronix
Telikou
Technologies
Telos Alliance
TQTVD
TSDA
UCAN
Victor do Brasil
Video Systems/ EVS
VoiceInteraction
WiMobilis
Winstar
You Cast
Youngarts
Zboox
ZGCPavilhão do rádio
Biquad Broadcast
Engenharia do Rádio
OM Sistemas
RF Mídia