• PT
  • EN
  • ES

SET EXPO 2017 atualiza os desafios e as tendências tecnológicas do setor audiovisual

Maior evento direcionado para profissionais e estudiosos da área de broadcast e audiovisual da América Latina discute questões relacionadas à mudança de perfil do espectador e apresenta as novidades de um mercado em constante transformação

por Redação

O evento, que acontece dos dias 21 a 24 de agosto, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, é o maior encontro de negócios e de tecnologia de produção e distribuição de conteúdo audiovisual da América Latina, e um dos maiores do mundo. Este ano, 15 mil visitantes de diversos países devem passar pela feira para conferir as novidades das 150 empresas expositoras e suas mais de 400 marcas nacionais e internacionais.O avanço da tecnologia tem revolucionado a forma como as pessoas consomem informação e entretenimento ao redor do mundo, e esse movimento tem impactado diretamente o setor de broadcast e audiovisual. Diante deste cenário de intensas mudanças e constante adaptação, o SET Expo reúne profissionais vindos de todas as partes do mundo para discutir os desafios enfrentados pelo segmento.
“O setor audiovisual está no meio de uma revolução tecnológica e o SET Expo é, no Brasil, a melhor vi-trine sobre os impactos que essas inovações trazem na forma de produzir, comercializar e consumir conteúdo audiovisual. Na Feira, teremos os principais fabricantes globais e nacionais que exibirão os seus lançamentos e, no Congresso, estarão executivos da linha de frente no desenvolvimento e uso dessas tecnologias, como, por exemplo, o Google e a Amazon”, explicou Liliana Nakonechyj, presidente da SET.
Este ano a feira também terá o pavilhão Set Innovation Zone, desenvolvido especialmente para dar visibilidade aos projetos de startups que atuam no setor de audiovisual, buscando quebrar paradigmas comerciais e tecnológicos em qualquer etapa da cadeia de produção.

Dados da edição 2016
Um estudo demográfico realizado pela SET no SET Expo 2016 mostrou que a maior parte do público da Feira é composta por profissionais denominados C-level (CEO, CIO, CFO, COO), ou seja, empresários tomadores de decisão na cadeia do broadcast, desde a produção de equipamentos à transmissão multiplataforma.
Dentre as áreas de interesse do público, destacam-se a produção (39,7%), seguida da transmissão (26,1%) e do setor de captação (19,5%). O Demographics mostrou também que houve visitantes de todos os estados brasileiros, sem exceção, e confirmou a atuação da SET em territórios internacionais, registrando a presença de 38 países, sendo Estados Unidos, Argentina e Chile os que mais enviaram participantes.

Parcerias da SET
Além dos 26 anos de parceria com o NAB Show, maior evento da categoria, neste ano a SET foi reconduzida à nova configuração do IBC Council, órgão consultivo composto por altos executivos seniores das áreas de mídia, entretenimento e tecnologia.
A SET mantém ainda acordos de cooperação e de parceria com cerca de 20 entidades nacionais e outras 11 internacionais que atuam no mercado de mídia eletrônica e de radiodifusão, são elas a SMPTE, nos Estados Unidos; Caper, na Argentina; Expotec, no Peru; Amitra (Broadcast México), no México; InterBEE, no Japão; Broadcast India Show e as associações AES, AIR-IAB, IABM e W3C Brasil. Além de universidades e instituições de pesquisa no Brasil.

Um pouco de historia
O evento é realizado de forma integral pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), fundada em 25 de março de 1988, uma associação técnico-científica sem fins lucrativos, formada por empresas e profissionais de tecnologia e operação. Seu principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico em toda a cadeia da mídia eletrônica, da produção à entrega. Constitui o maior fórum de discussão de padrões e tendências para o mercado de criação, gestão e distribuição de conteúdo eletrônico no Brasil.
Com o objetivo de ser um órgão de profissionais de TV, em 1988 a SET iniciou seus trabalhos no Rio de Janeiro. No mesmo ano, foi realizado em São Paulo o primeiro Seminário de Tecnologia da SET, que hoje está integrado ao maior evento de Broadcast e Novas Mídias da América Latina, o SET Expo. Em 1989, foi lançada a primeira Revista da SET que trazia, entre seus destaques, uma matéria sobre a norma PAL-M e outra sobre a elaboração do logotipo da SET.