SET EXPO 2017 aponta retomada da indústria audiovisual latino-americana

SET Expo Parte I – Reportagem Especial

Os corredores da maior feira de tecnologia audiovisual da região viveram dias de otimismo em São Paulo e devem gerar um volume de negócios aproximado de US$ 40 milhões mostrando que o setor audiovisual continua forte e ávido por novas maneiras de produzir, captar e distribuir conteúdos

por Fernando Moura* e Gabriel Cortez em São Paulo

O SET EXPO 2017, que se realizou em São Paulo de 21 a 24 de agosto, recebeu mais de 15 mil visitantes qualificados dos diversos segmentos da cadeia de produção e distribuição de conteúdo audiovisual. De pequenos produtores independentes a grandes redes de rádio e televisão; de youtubers a grandes empresas de Internet; de pequenos provedores de serviços a grandes operadora de Telecom, os visitantes conheceram equipamentos, tecnologias e soluções expostos por mais de 400 marcas participantes. A expectativa dos expositores manifestada à organização é que o evento movimente mais de US$ 40 milhões em negócios.

Imprensa internacional realiza excelente
cobertura do SET EXPO para América
Latina com meios de comunicação
parceiros da SET vindos da Argentina
(NewsLine Report) e Prensario
Internacional; TV y Vídeo da Colômbia;
e Produ de Miami e Cidade do México

No fim de mais uma edição da maior feira da região, a presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, afirmou que “tivemos uma feira diversificada, cujos produtos estiveram em sincronia com tudo que foi apresentado em nosso Congresso de Tecnologia. Mais do que isso, percebemos um otimismo muito grande entre expositores e visitantes, que têm no evento a oportunidade de estreitar relacionamentos e pensar em como investir no futuro”.
Liliana disse que “para a SET, o resultado é muito positivo. A cada ano procuramos trazer uma conferência e feira melhores, com assuntos relevantes e de interesse amplo. Temos alcançado esse objetivo ao longo dos anos porque procuramos inovar sempre, sem nos acomodarmos”.
Cláudio Younis, vice-presidente da entidade, afirmou que o principal objetivo da edição deste ano foi a consolidação da convergência. “Observamos o aumento da presença de empresas de telecom, operadoras de TV por assinatura, produtoras grandes e independentes, do mercado publicitário e até mesmo de youtubers. Além disso, fomos prestigiados pela presença de altos executivos de empresas líderes em tecnologia, como Google, Twitter, Samsung e Ericsson. O sentimento geral é de otimismo, com expectativa de uma retomada do mercado e uma perspectiva de crescimento nos negócios registrada pela pesquisa que realizamos entre os expositores”.

* Fernando Moura é professor Doutor do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi

SET EXPO – Os expositores
A Revista da SET apresenta — nas próximas páginas — os destaques e as novidades que as maiores empresas do setor trouxeram à São Paulo. O switch-off analógico e a migração AM/FM impulsionaram o mercado e aqueceram os negócios na maior feira de broadcast e novas mídias da América Latina.

Riedel | Intelsat | UCAN | Hispamar | IF Telecom | Ross Video | Datavideo | Rohde & Schwarz | SDB | ShowCase Pro | SES | JVC | Foccus Digital | Ateme | Hitachi | Tecsys | NewTec  | Merlin | EVS |  Digilab