SET e AES se aliam para realizar o maior evento de tecnologia audiovisual da América Latina

SET e AES Brasil consolidam os preparativos para a realização simultânea do SET EXPO 2017 e do AES BRASIL EXPO 2017

por Carla Dórea Bartz

A parceria, anunciada em outubro de 2016, foi motivada pela sinergia e complementaridade dos segmentos de atuação das duas entidades. Juntos, os eventos esperam atrair mais de 200 expositores, representando as principais marcas nacionais e internacionais de tecnologia e serviços para os mercados de broadcast, produção, cinema, música e entretenimento. Os eventos devem receber 18.000 participantes e movimentar mais de 50 milhões de dólares em negócios.
“A realização simultânea do SET EXPO e do AES BRASIL EXPO estabelece o principal fórum de discussões e de negócios de criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo audiovisual na América Latina”, disse Cláudio Younis, vice-presidente da SET.
“A expectativa é bastante positiva. A cada reunião conjunta que realizamos nos damos conta de novas áreas de sinergia entre as duas sociedades e a certeza de que o evento conjunto será um grande sucesso”, afirmou Joel Brito, coordenador geral da Conferência AES BRASIL EXPO.
Brito explicou que “o foco da AES é o público envolvido em eventos ao vivo (som, iluminação, vídeo), nas áreas de broadcast e gravação, projetos e instalação de tecnologia audiovisual.”
Para os organizadores, o visitante e o expositor têm muito a ganhar com esta convergência. “O público dos dois eventos poderá encontrar, em um só lugar, inovações tecnológicas para toda a cadeia produtiva do audiovisual, da criação à distribuição em múltiplas plataformas”, explicou Younis.
Além da feira de produtos e serviços, os eventos organizam uma extensa programação de palestras, workshops e painéis de discussão sobre os desafios, as tendências tecnológicas e o ambiente regulatório que impactam os negócios do mercado audiovisual brasileiro e internacional. Serão cerca de 70 sessões acontecendo durante quatro dias.
Joel Brito afirmou que “um tópico recente que tem atraído atenção do público é o da realidade virtual. Diversos avanços na aplicação de tecnologias de geração para um palco sonoro tridimensional estão sendo trabalhados e esperamos apresentar algumas sessões a respeito”, disse. “A utilização de redes de dados digitais tem se difundido cada vez mais, vamos observar alguns desses avanços e suas aplicações e desafios de implementação”, comentou.
Também na pauta da conferência de áudio está o padrão AES 67. “Trata-se de uma norma elaborada e publicada pela nossa Sociedade e cuja aceitação e implementação em produtos tem sido de uma velocidade impressionante”, informou Brito.
“O desligamento do sinal analógico de TV no Brasil, a internacionalização do padrão ISDBT-Tb e a adoção de padrões de ultra alta definição em países como os Estados Unidos e o Japão estão entre os temas mais importantes na área de broadcast no momento e serão abordados no Congresso da SET”, disse Carlos Fini, diretor de Tecnologia da entidade.
“Além destes temas, também teremos sessões sobre distribuição de conteúdo multiplataforma, automação e tecnologias disruptivas. A inteligência artificial veio para ficar e é importante discutir como ela impacta os processos de produção audiovisual. É uma tecnologia que está cada vez mais próxima do dia a dia do profissional e do usuário final”, explicou Fini.
Detalhes sobre o AES BRASIL EXPO 2017 e sobre o SET EXPO 2017 estão em suas respectivas páginas na internet: www.aesbrasilexpo.com.br e www.setexpo.com.br