• PT
  • EN

Resumo das ações realizadas para facilitar o apagão analógico no Brasil

Especial Switch-Off
Parte II

PATRULHA DIGITAL – através do acordo de parceria entre Abert, Seja Digital, TV Globo e afiliadas juntamente com SENAI e CONIF acontece o treinamento dos alunos destas instituições. Eles são voluntários e passam por treinamento com a Tecnologia da TV Globo recebendo um certificado. As ações da Patrulha acontecem 30 dias antes do desligamento e em bairros sugeridos pela Seja Digital a partir de mapas de distribuição de kits. Diariamente ou aos finais de semana sempre com a presença de um professor, monitores da Seja Digital e funcionários da TV Globo ou afiliada.

FAVELA DIGITAL – Iniciada em parceria com a Central Única das Favelas, Cufa, realizamos o treinamento de moradores favelas e comunidades no sentido de criar novos multiplicadores e pessoas que pudessem nos ajudar no processo de digitalização. A Favela Digital, no cluster Rio de Janeiro, formou cerca de 10.000 pessoas. AULÃO DIGITAL – início da contagem regressiva para o desligamento do sinal analógico com a presença dos alunos da Patrulha Digital, autoridades e profissionais envolvidos.

FEIRÃO DIGITAL – uma oportunidade comercial para a digitalização estimulando o mercado de antenas, conversores, cabos e antenas aquecendo a economia movimentando assim as cidades que passam pelo desligamento. Uma parceria Seja Digital, TV Globo (e afiliadas) e lojistas locais – é movimentar a população aumentando a digitalização atingindo os “não beneficiários dos programas sociais”.
O cenário ideal são shoppings ou locais de grande fluxo de pessoas. O objetivo é facilitar a digitalização da população que não tem direito a receber os kits gratuitamente. Lojistas locais realizam a venda de antenas, conversores e televisores a preços promocionais/populares e se possível com condições especiais de pagamento. A parceria com shopping e varejistas permite operacionalizar o Feirão Digital com baixo custo em benefício da população. O projeto contempla divulgação na mídia através de filmes para TV e cobertura jornalística do evento para mobilizar a população. Há uma forte geração de fluxo de consumidores para o local do evento.

CAMINHÃO DIGITAL – o caminhão digital, como foi chamado, trazia duas gigantes telas de LED que captava o sinal do ar com a programação ao vivo da Tv Globo alternando com as campanhas obrigatórias. Por onde o caminhão passava as pessoas paravam para prestar atenção. “Nossa como eu queria ver a programação da Tv Globo numa tela gigante como esta”, disse uma telespectadora. Em todo ano de 2017 o caminhão percorreu mais de 40 mil km. DIA D – Oportunidade para que todas as dúvidas sejam esclarecidas com os alunos da Patrulha Digital nas unidades do SENAI abertas especialmente para a ação. Dúvidas sobre a instalação dos kits, busca de canais, apontamento da antena, instalação em condomínios, quantidade de kits por residência, antenas, conectores, enfim, um dia inteiro para ajustar a televisão e começas a usufruir a TV Digital: Melhor som. Melhor imagem, e importante, de graça hoje, de graça sempre.

MUTIRÃO DIGITAL – um grande dia é escolhido em um lugar de grande movimentação em cidades do Cluster a ser desligado. Através da parceria com a Seja Digital os beneficiários inscritos em um dos programas sociais podem naquele local, naquele dia, retirar o kit. No Rio de Janeiro aconteceu no Maracanã e em Duque de Caxias.

FORA DE ROTA – Locais como creches, hospitais, asilos, penitenciárias não estão entre os beneficiários que recebem os kits gratuitamente e, geralmente não tem condições de realizar a aquisição de kits ou conversores Foi com este olhar que em parceria com a Seja Digita e fabricantes que levantamos locais em todo país e fizemos doações de kits e levamos equipes da Patrulha Digital para a instalação. Tudo de graça.