Panasonic continua sua integração de produtos pensando em Tóquio 2020

Na NAB 2019 destaque para as câmeras e workflow em 8K com inteligência artificial

O estande da Panasonic na NAB 2019 apresentou soluções que iam desde sistema de câmeras para ‘Smart Studio’, com o novo sistema 8K ROI e 4K Pan/Tilt/ Zoom com o Tecnopoint, BlackTrax e Brainstorm em uma demonstração ao vivo que agora permitem a integração com sistemas virtuais de terceiros que se adequam a produções realizadas em RA (Realidade Aumentada).
Como em anos anteriores, a empresa continua expandido seus workflows de trabalho, e neste ano os destaques foram para os produtos que podem ser utilizados nas próximas Olimpíadas em Tóquio. O novo sistema 8K ROI é uma aposta clara para os Jogos, já que inclui em sistema multicâmera de 8K ROI que utiliza câmeras robóticas 8K, permite a reprodução e corte posterior de até quatro vídeos HD diferentes. Além deste recurso, cada imagem recortada pode ser deslocada, inclinada e ampliada individualmente, permitindo que uma única câmera 8K ROI sirva como quatro câmeras HD. Assim, é possível economizar espaço nos locais de produção, afirma a empresa. Esta solução permite ainda que um múltiplo de unidades de câmeras multifuncionais 8K (máximo de oito unidades) pode ser conectado e operado como um sistema integrado e sem operadores de câmera, tudo de forma remota. Finalmente, o sistema é combinado com o sistema de rastreamento BlackTrax em tempo real que rastreia automaticamente o que se movimenta no set.
Sergio Constantino, gerente Geral da Panasonic Brasil, disse à Revista da SET que o novo Workflow 8K com câmeras robóticas remotas que utilizam inteligência artificial (AI) na produção ao vivo se deve ao aumento de demanda do setor neste campo, e permite “realizar produções remotas com redução drástica de equipamento, o que acaba favorecendo a introdução de câmeras 8K que permitem que com 3 ou 4 câmeras desta qualidade o produtor realize eventos ao vivo que seriam realizados com 10/12 câmeras. Isso porque cada câmera 8K terá quatro áreas de crop diferentes. Podemos fazer, assim, imagens que possam ser usadas com áreas diferentes em HD escolhendo o que vai ao ar, ou deixar a inteligência artificial atuar e ela escolher qual a imagem que deve ou pode ser utilizada”.
No estande ainda foram apresentadas a nova câmera AG-CX350, com lente fixa 4K 10-bit, e o EVA 3.0, a última versão da solução para cinema que grava 5.7K.