O olhar dos especialistas da SET

Como diz a máxima: “em time que está ganhando, não se mexe”. A partir desta edição da Revista da SET — a exemplo do que fizemos nos últimos anos, nos meses que sucederam a NAB —, apresentamos as novidades e os destaques da maior exposição da indústria audiovisual do planeta sob o “olhar” dos especialistas. Entre os assuntos ressaltados por nossos convidados estarão o 4K, o 8K, a cloud e as estruturas IP, além de outras tendências do mercado de broadcasting

por Fernando Moura

A Revista da SET convocou pelo terceiro ano consecutivo alguns dos seus associados para realizar uma série de artigos de opinião que começamos a publicar nesta edição, mostrando como profissionais brasileiros viveram o frenesi da exposição e olharam para os principais lançamentos da indústria.
O intuito da Revista é levar ao seu leitor não só o olhar jornalístico do evento, senão também o olhar profissional de quem vai até Las Vegas a pesquisar, analisar e visualizar os equipamento e as soluções que podem ser úteis na infraestrutura da sua empresa, na sua vida profissional ou a ver que estão fazendo os seus provedores tentando vislumbrar o que fazer no futuro próximo.
Nesta edição, publicamos duas análises muito interessantes. Uma pessoal e de vida realizada pelo Diretor Editorial da SET Raimundo Lima sobre as suas experiências na NAB, as impressões de 2017 e da sua primeira visita em 1989, duas épocas marcantes para o engenheiro.
O segundo, um texto a quatro mãos escrito por José Antonio Garcia e Raphael Barbieri que abordam a “Infraestrutura de Estúdios – Transição SDI para IP” afirmando que a transição nos estúdios do SDI (Serial Digital Interface) para o IP (Internet Protocol), como forma principal de movimentar os sinais através da infraestrutura, ganhou ainda mais força.