• PT
  • EN
  • ES

Novo ano, nova gestão!

A SET é uma sociedade de profissionais e empresas que têm como objetivo elevar o nível tecnológico da cadeia audiovisual no Brasil. É ponto de encontro, de discussão, troca de informações, desenvolvimento dos próprios profissionais e de aplicação de tecnologias. Quando a fundamos, em 1988, o rádio e a televisão aberta eram as únicas mídias eletrônicas em nosso país. Na época, cada empresa produzia seus próprios programas, atuando da captação até a distribuição. De lá para cá, o avanço das tecnologias digitais revolucionou a produção eletrônica de conteúdo audiovisual, fez convergir radiodifusão e cinema, trouxe para a mesma mesa produtoras de emissoras de televisão, produtoras independentes e até indivíduos e, a cada dia, faz surgir novas mídias digitais, tais como as OTTs. Computação gráfica, inteligência artificial, mineração de dados, realidade virtual, entre muitas outras expressões, passam a fazer parte do léxico do audiovisual.
É uma honra assumir pela segunda vez a presidência da SET, mas devo confessar que essa não é uma tarefa simples, mas no mundo atual onde tudo está intimamente interligado, precisamos continuar evoluindo nas parcerias nacionais e internacionais da SET, consolidando os inúmeros acordos que anterior presidente, Olímpio Franco fez com diversas entidades, tanto no Brasil como ao redor do globo, e incrementando a colaboração latino-americana.
Finalmente, tenho uma preocupação especial com a preservação dos objetivos da SET, para que nossa sociedade não venha a se limitar e ser uma produtora de feira de equipamentos. Explicando: alguns anos após a fundação de nossa sociedade, consolidamos um evento anual principal, inicialmente alternado entre Rio e São Paulo e, posteriormente, fixado na capital paulista. Até 2013, tratava-se de um congresso de tecnologias de televisão, conduzido em conjunto com feira de equipamentos explorada por entidade parceira. Em 2014, o então presidente Olímpio Franco tomou uma decisão audaciosa, com grande apoio do diretor de Marketing Claudio Younis, lançando o SET EXPO, e a SET passou a conduzir também a exposição de equipamentos. Foi fantástico o ganho de qualidade para ambos, feira e congresso, qualidade que só vem se acentuando ano a ano. Naturalmente, não podemos descuidar do SET EXPO — pelo contrário, devemos aprimorá-lo continuamente. Mas é míster o cuidado para que a condução desse evento anual que, diga-se de passagem, exige um esforço hercúleo, não sugue todas as energias da diretoria e do staff da SET, para que não descuidemos de nossas demais atividades, trabalhos e desenvolvimentos. Assumimos a realização da feira não somente para enriquecê-la, mas também para expandir outras atividades, trabalhos e estudos das tecnologias envolvidas no audiovisual digital. Assim, o maior desafio da SET é a ampliar continuamente seu vocabulário e atrair novas gerações de profissionais, experiências e perspectivas, de modo a continuar relevante e útil num mundo em rápida transformação. Só assim, poderemos continuar compartilhando o orgulho de dominar as tecnologias que ofereçam aos brasileiros o que há de melhor e mais adequado no que tange a conteúdos audiovisuais eletrônicos.
Agradecemos aos sócios da SET por sua fidelidade, confiança e trabalho e damos nossas boas-vindas a todos os demais profissionais de tecnologia que trabalham em qualquer parte da cadeia do audiovisual digital. Excelente 2016 para todos.

Boa leitura!

Liliana Nakonechnyj
Presidenta da SET